Avião da Força Aérea da Bolívia com carga de dinheiro sai da pista, invade avenida e deixa 15 mortos

Por Redação com G1 27/02/2026 22h10
Por Redação com G1 27/02/2026 22h10
Avião da Força Aérea da Bolívia com carga de dinheiro sai da pista, invade avenida e deixa 15 mortos
Avião da Força Aérea da Bolívia caiu em El Alto, em 27 de fevereiro de 2026 - Foto: Reprodução

Um avião da Força Aérea da Bolívia que transportava dinheiro saiu da pista após pousar no aeroporto internacional de El Alto, cidade vizinha a La Paz, e invadiu uma avenida próxima, segundo autoridades locais. Pelo menos 15 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas.

De acordo com as autoridades, a aeronave havia decolado da cidade de Santa Cruz com destino a El Alto. O acidente aconteceu durante o pouso, por volta das 18h (19h, em Brasília). Após sair da pista, o avião avançou por uma avenida movimentada e atingiu pelo menos 15 veículos.

Várias equipes de resgate foram enviadas ao local. Os feridos foram enviados para hospitais da região, inclusive na capital La Paz.

Segundo o Ministério da Defesa da Bolívia, o avião transportava uma carga de dinheiro que seria levada ao Banco Central. A imprensa local informou que policiais usaram gás lacrimogêneo para dispersar pessoas que tentavam pegar notas que ficaram espalhadas.

De acordo com o governo boliviano, o dinheiro transportado ainda não tinha valor legal, pois as cédulas não haviam recebido número de série. As autoridades informaram que pessoas que saquearam a carga podem responder criminalmente.

A aeronave envolvida no acidente seria um Lockheed C-130 Hercules. O modelo é um avião militar de transporte usado por mais de 60 países. No Brasil, a Força Aérea Brasileira operou o C-130 até 2024.





O Aeroporto Internacional de El Alto está fechado para pousos e decolagens.



As causas do acidente estão sendo investigadas, segundo autoridades. A Força Aérea afirmou que o mau tempo na região pode ter contribuído.