James David Van Der Beek, de "Dawson's Creek", morre aos 48 anos
James Van Der Beek, famoso por interpretar Dawson Leary em "Dawson's Creek" e por diversos outros papéis na televisão e no cinema, morreu nesta quarta-feira (11.02) aos 48 anos. Ele havia sido diagnosticado com câncer colorretal em 2023 e compartilhou publicamente seu diagnóstico em 2024.
A família do ator divulgou a notícia em uma publicação no Instagram: “Nosso amado James David Van Der Beek faleceu em paz esta manhã. Ele enfrentou seus últimos dias com coragem, fé e serenidade. Há muito a compartilhar sobre seus desejos, seu amor pela humanidade e a sacralidade do tempo. Esses dias chegarão. Por ora, pedimos privacidade enquanto lamentamos a perda de nosso amado marido, pai, filho, irmão e amigo.”
Natural de Connecticut, Van Der Beek iniciou sua trajetória artística ainda no ensino médio, atuando em peças Off-Broadway. Participou de produções teatrais e filmes independentes antes de conquistar seu papel de destaque em Dawson's Creek, em 1997.
O criador da série, Kevin Williamson, se inspirou em experiências próprias da infância para moldar o personagem do cineasta loiro e despenteado interpretado por Van Der Beek. A série, transmitida por seis temporadas no canal The WB, também contou com Katie Holmes, Joshua Jackson e Michelle Williams no elenco.
“Há tanta coisa em Dawson que me irrita”, confessou ele. “Adorei a vulnerabilidade dele, mas o resto me incomodou um pouco”, disse durante um bate-papo de reunião pelo 20º aniversário da série, em 2019. Apesar disso, ressaltou que, graças aos diálogos autênticos, “foi um sonho interpretá-lo”.
O momento em que Van Der Beek reagiu emocionado à despedida de Joey, personagem de Katie Holmes, se tornou um meme icônico que persistiu muito tempo depois do fim da série.
Paralelamente a Dawson's Creek, ele estrelou Varsity Blues, drama de futebol americano que lhe rendeu um prêmio no MTV Movie Awards, e interpretou Jay em Jay & Silent Bob Strike Back, além de atuar em As Regras da Atração.
Após o encerramento da série, Van Der Beek voltou aos palcos em Rain Dance e fez participações especiais em séries como Criminal Minds e How I Met Your Mother.
Ele teve ainda papéis recorrentes em One Tree Hill, interpretando um cineasta, e participou de produções como Mercy, Don’t Trust the B--- in Apt. 23 e Friends With Better Lives. Na série roteirizada da Vice, What Would Diplo Do, recebeu elogios por seu papel como o DJ extravagante.
Mais recentemente, atuou em CSI: Cyber e Pose, dublou 69 episódios da animação Vampirina, participou da 28ª temporada de Dancing With the Stars e competiu como Griffin em The Masked Singer em 2025. Sua última participação especial foi em dois episódios de Overcompensating.
Van Der Beek se divorciou da atriz Heather McComb em 2010 e deixa sua esposa, Kimberly Brook, e seis filhos.
Últimas Notícias
Lula deve visitar Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval
Operação da PM prende suspeitos de duplo homicídio ocorrido em Matriz de Camaragibe
Colisão entre carro e motocicleta deixa casal ferido no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca
Latam demite piloto preso sob suspeita de chefiar rede de abuso sexual infantil
James David Van Der Beek, de "Dawson's Creek", morre aos 48 anos
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

