Comunidades rurais e bairros de Arapiraca enfrentam mais de 30 horas sem energia e moradores denunciam descaso

Por Redação 09/02/2026 17h05
Por Redação 09/02/2026 17h05
Comunidades rurais e bairros de Arapiraca enfrentam mais de 30 horas sem energia e moradores denunciam descaso
Equatorial Alagoas - Foto: Assessoria



Moradores de comunidades rurais e de bairros de Arapiraca denunciam falta de energia elétrica prolongada e oscilações na rede após a forte ventania registrada no fim de semana. Segundo relatos, três sítios,  Lagoa Grande do Jatobá, Profiros e Sem Terra, localizados entre os municípios de Lagoa da Canoa e Girau do Ponciano, estão sem fornecimento há mais de 30 horas.

De acordo com os moradores, além da interrupção no serviço, um fio da rede elétrica teria se rompido e provocado princípio de incêndio na região, aumentando o risco para quem vive nas proximidades. As comunidades afirmam que diversos chamados já foram abertos junto à Equatorial, concessionária responsável pelo fornecimento de energia, mas até o momento nenhuma equipe técnica teria comparecido para solucionar o problema.

Em Arapiraca, também há registros de falta de energia e instabilidade no fornecimento. No domingo, moradores dos bairros Santa Esmeralda e Brasília ficaram sem luz. Já nesta segunda-feira, as queixas vieram de residentes do bairro Nova Esperança e de áreas vizinhas.

Além da interrupção, consumidores relatam oscilações frequentes de tensão, o que tem causado preocupação com possíveis danos a eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos. Eles também reclamam da falta de retorno e de posicionamento oficial da concessionária sobre prazos para restabelecimento completo do serviço.

A reportagem solicitou nota da Equatorial sobre as ocorrências e aguarda resposta.*