Arapiraca reduz fila de espera com ampliação de acesso a cirurgia oncológicas para paciências de 45 municípios

Por Redação com Assessoria 05/02/2026 15h03 - Atualizado em 05/02/2026 15h03
Por Redação com Assessoria 05/02/2026 15h03 Atualizado em 05/02/2026 15h03
Arapiraca reduz fila de espera com ampliação de acesso a cirurgia oncológicas para paciências de 45 municípios
Hospital Chama - Foto: Assessoria

Garantir acesso pleno ao Sistema Único de Saúde é uma prioridade da Prefeitura de Arapiraca. Por isso, em parceria com o Hospital Chama, a Secretaria Municipal de Saúde lançou uma nova edição do mutirão de cirurgias oncológicas, que vai agilizar a fila de espera para pacientes de 45 municípios do Agreste e Sertão que formam a 2ª Macrorregião de Saúde.

O objetivo do mutirão é ampliar o acesso dessas cirurgias não apenas para os pacientes que já estão na fila de espera, mas também usuários com indicação cirúrgica após a primeira consulta. Ao todo, serão realizadas 46 cirurgias e 97 consultas através do serviço da Unidade de Alta Complexidade Oncológica (UNACON) do hospital.

“A saúde de Arapiraca é referência para dezenas de município da nossa região, então ampliar o acesso a estas cirurgias significa garantir assistência especializada e humanizada para quem mais precisa. Com planejamento, força de vontade e uma equipe comprometida com o que faz, estamos otimizando tempo de resposta, fortalecendo o cuidado e garantindo esperança e dignidade para cada paciente e família na fila de espera do serviço”, destacou a secretária Rafaella Albuquerque.

A unidade do Hospital Chama é referência em tratamento oncológico para a 2ª macrorregião e a parceria com a Prefeitura de Arapiraca é fundamental para fortalecer a rede pública de saúde do município, garantindo que o tratamento ocorra de forma contínua e com qualidade e acolhimento em todas as etapas, desde o diagnóstico até o acompanhamento pós-operatório.

A Gestão Municipal já realizou, anteriormente, outros mutirões para agilizar filas de espera, contemplando também outros pacientes oncológicos, dermatológicos e de endocrinologia. Ações como esta reforçam o compromisso da Secretaria de Saúde em manter a qualidade da assistência prestada e garantir uma distribuição equitativa dos recursos disponíveis, ampliando cada vez mais o acesso ao SUS.