Caetano Veloso e Maria Bethânia vencem prêmio de Melhor Álbum de Música Global, no Grammy 2026
A música popular brasileira viveu uma noite histórica no Grammy Awards 2026, durante a cerimônia realizada na noite de domingo, 1º, em Los Angeles, a maior premiação da indústria fonográfica mundial. Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistaram o prêmio de Melhor Álbum de Música Global com o disco “Caetano e Bethânia Ao Vivo”.
O álbum vencedor celebra mais de 60 anos de trajetória artística da família Veloso e é o registro oficial da turnê conjunta realizada entre agosto de 2024 e março de 2025. Ao longo de oito meses, Caetano e Bethânia passaram por dez capitais brasileiras e venderam mais de 500 mil ingressos.
Na disputa pelo gramofone dourado, os artistas brasileiros superaram nomes de peso da música global, como Siddhant Bhatia, Burna Boy, Youssou N’Dour, o grupo Shakti e Anoushka Shankar, em parceria com Alam Khan e Sarathy Korwar.
Este é o primeiro Grammy de Maria Bethânia, que se torna a primeira artista brasileira a vencer a premiação em uma categoria de álbum internacional com um projeto gravado e produzido no Brasil. Até então, a única associação semelhante era a de Astrud Gilberto, ligada ao Grammy pelo álbum Getz/Gilberto (1965), produzido nos Estados Unidos, em um contexto bem diferente do atual.
O prêmio marca o terceiro Grammy da carreira de Caetano Veloso. O cantor já havia vencido na mesma categoria no ano 2000, com o álbum “Livro”, e em 2001, como produtor de “João Voz e Violão”, de João Gilberto.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Caetano aparece deitado na cama, assistindo a um desenho com o neto, Benjamim, quando descobre que ele e a irmã haviam vencido o Grammy 2026. Ele faz uma chamada de vídeo com Bethânia para celebrar o momento. “Já teve, foi? Eu não sabia nem que horas era”, reagiu a cantora, arrancando risos do irmão, que respondeu: “Nem eu”.
Durante o período da indicação, Bethânia já havia destacado o simbolismo do reconhecimento internacional do projeto conjunto, ressaltando o encontro fraterno e musical com o irmão e a admiração profunda pelo trabalho de Caetano. O cantor, por sua vez, afirmou que a conquista certamente deixaria orgulhosos os pais, Dona Canô e Seu Zeca.
Últimas Notícias
Operação Teto de Vidro: Polícia Civil de Alagoas prende homem por golpe do falso cadastro habitacional
Homem é preso após agredir a companheira em Arapiraca
Caetano Veloso e Maria Bethânia vencem prêmio de Melhor Álbum de Música Global, no Grammy 2026
Saiba quem é o ciclista assassinado a tiros, momentos após chegar da praia, em Arapiraca
Homem fica em estado grave após ser vítima de ataque a tiros, em Palmeira dos Índios
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Inauguração de escola no Capim

