Caetano Veloso e Maria Bethânia vencem prêmio de Melhor Álbum de Música Global, no Grammy 2026
A música popular brasileira viveu uma noite histórica no Grammy Awards 2026, durante a cerimônia realizada na noite de domingo, 1º, em Los Angeles, a maior premiação da indústria fonográfica mundial. Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistaram o prêmio de Melhor Álbum de Música Global com o disco “Caetano e Bethânia Ao Vivo”.
O álbum vencedor celebra mais de 60 anos de trajetória artística da família Veloso e é o registro oficial da turnê conjunta realizada entre agosto de 2024 e março de 2025. Ao longo de oito meses, Caetano e Bethânia passaram por dez capitais brasileiras e venderam mais de 500 mil ingressos.
Na disputa pelo gramofone dourado, os artistas brasileiros superaram nomes de peso da música global, como Siddhant Bhatia, Burna Boy, Youssou N’Dour, o grupo Shakti e Anoushka Shankar, em parceria com Alam Khan e Sarathy Korwar.
Este é o primeiro Grammy de Maria Bethânia, que se torna a primeira artista brasileira a vencer a premiação em uma categoria de álbum internacional com um projeto gravado e produzido no Brasil. Até então, a única associação semelhante era a de Astrud Gilberto, ligada ao Grammy pelo álbum Getz/Gilberto (1965), produzido nos Estados Unidos, em um contexto bem diferente do atual.
O prêmio marca o terceiro Grammy da carreira de Caetano Veloso. O cantor já havia vencido na mesma categoria no ano 2000, com o álbum “Livro”, e em 2001, como produtor de “João Voz e Violão”, de João Gilberto.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Caetano aparece deitado na cama, assistindo a um desenho com o neto, Benjamim, quando descobre que ele e a irmã haviam vencido o Grammy 2026. Ele faz uma chamada de vídeo com Bethânia para celebrar o momento. “Já teve, foi? Eu não sabia nem que horas era”, reagiu a cantora, arrancando risos do irmão, que respondeu: “Nem eu”.
Durante o período da indicação, Bethânia já havia destacado o simbolismo do reconhecimento internacional do projeto conjunto, ressaltando o encontro fraterno e musical com o irmão e a admiração profunda pelo trabalho de Caetano. O cantor, por sua vez, afirmou que a conquista certamente deixaria orgulhosos os pais, Dona Canô e Seu Zeca.
Últimas Notícias
Dupla é presa após arrombar residência e furtar televisão e botijões de gás em Arapiraca
Jovem de 21 anos não resiste após 10 dias internado no HEA por acidente ao passar por quebra-molas, em Arapiraca
Zezinho da Pizzaria é assassinado a tiros nas proximidades de bar, em Palestina
Mãe furta celular em consultório e sem querer leva PM até estufa de maconha do filho em Uberlândia
Polícia Militar deflagra Operação Bastida e apreende droga e R$ 11 mil em Penedo
Vídeos mais vistos
Campanha 'Eu sou queridinho'
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas

