Aliado de Bolsonaro, JHC exalta Lula e afirma que avanços sociais em Maceió só foram possíveis com apoio do governo federal

Por Redação 23/01/2026 14h02
Por Redação 23/01/2026 14h02
Aliado de Bolsonaro, JHC exalta Lula e afirma que avanços sociais em Maceió só foram possíveis com apoio do governo federal
JHC e Lula - Foto: Governo Federal

Aliado político do ex-presidente Jair Bolsonaro e presidente do PL em Alagoas, o prefeito de Maceió, JHC, surpreendeu ao fazer elogios públicos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e reconhecer que os principais avanços sociais da capital alagoana só foram possíveis devido à parceria com o governo federal. A declaração foi feita nesta sexta-feira, 32,  durante o evento que celebrou a marca de 2 milhões de moradias contratadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, em Maceió. O evento contou com a presença de Lula, ministros de Estado e do governador Paulo Dantas.

Ao dar as boas-vindas ao presidente, JHC destacou que as políticas públicas desenvolvidas ao longo dos últimos anos colocaram as pessoas mais vulneráveis no centro das ações governamentais, com atenção especial às mulheres, consideradas as maiores beneficiárias dos programas sociais. Na ocasião, o prefeito afirmou que milhares de famílias passaram a viver com mais segurança e dignidade. “Muita gente não sabia como ia acordar no dia seguinte. Hoje, sabe que não está sozinha”, declarou.

Segundo JHC, a transformação social vivida por Maceió é resultado direto da união entre município e governo federal. Para ele, os avanços não seriam possíveis sem essa parceria institucional. “Nada disso seria possível se não estivéssemos juntos. Aquela chaga exposta ficou no passado. Prometemos mudança e estamos fazendo a mudança acontecer”, afirmou, lembrando que após ser reeleito com 84% dos votos, o município ampliou significativamente a entrega de moradias e projetos sociais.

JHC também agradeceu diretamente ao presidente Lula pelos recursos do Novo PAC destinados à capital alagoana e afirmou que projetos estruturantes só saíram do papel graças ao apoio federal. Ele destacou ainda que o hospital 100% SUS de Maceió tem mais da metade do seu custeio garantido com recursos do Sistema Único de Saúde, reforçando a importância do financiamento nacional para a manutenção dos serviços públicos.

A agenda presidencial em Maceió incluiu, além do evento do Minha Casa, Minha Vida, a entrega de Unidades Odontológicas Móveis e ambulâncias do Samu 192 para Alagoas, fortalecendo a rede de saúde pública no estado.