Moradores do Riacho Fundo, em Lagoa da Canoa, denunciam falta d’água há meses

Por Redação 21/01/2026 16h04
Por Redação 21/01/2026 16h04
Moradores do Riacho Fundo, em Lagoa da Canoa, denunciam falta d’água há meses
Falta de água em Lagoa da Canoa - Foto: Reprodução



Moradores do povoado Riacho Fundo, localizado no município de Lagoa da Canoa, no Agreste alagoano, denunciam a constante falta de água que atinge a comunidade, onde vivem cerca de 127 famílias. Segundo relatos, o problema se arrasta há vários meses e tem causado transtornos diários à população, que depende do abastecimento para necessidades básicas.

De acordo com um morador, existe no povoado vizinho um reservatório com capacidade para armazenar até 100 mil litros de água, responsável por abastecer quatro comunidades da região. No entanto, por falta de manutenção adequada e pelo fato de o Riacho Fundo ser o último ponto da rede de distribuição, a água não chega com regularidade. “Quando chega, não dá nem para encher um tambor de 100 litros”, relatou.

Outra alternativa para suprir a escassez seria o abastecimento por meio de caminhão-pipa. Contudo, moradores afirmam que o serviço, que deveria ser emergencial, pode demorar até seis meses para ser realizado. Em um caso recente, uma moradora relatou que o motorista de um caminhão-pipa se recusou a fazer a entrega da água, alegando que a estrada de acesso à comunidade seria estreita demais para a passagem do veículo. A situação teria deixado a família em desespero diante da falta do recurso.

A população informa ainda que já foram feitos comunicados formais à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e à Prefeitura de Lagoa da Canoa. Apesar disso, até o momento, nenhuma solução concreta foi apresentada.

A Prefeitura de Lagoa da Canoa ainda não se pronunciou sobre as denúncias feitas pelos moradores do povoado Riacho Fundo.