Municípios de Alagoas têm até 31 de janeiro para aderir ao Alimenta Cidades
Os municípios de Alagoas já podem aderir ao novo ciclo da Estratégia Alimenta Cidades, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) voltada ao fortalecimento da segurança alimentar e nutricional nos centros urbanos. As prefeituras interessadas têm até o dia 31 de janeiro para manifestar interesse no programa, que, nesta nova etapa, pretende alcançar até mil municípios em todo o país.
Intitulado Alimenta Cidades +1000, o novo ciclo amplia o alcance da política pública, atualmente em implementação em 102 municípios brasileiros. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan/MDS) e tem como foco o enfrentamento da fome nas cidades, com atenção especial a territórios periféricos e áreas com elevados índices de vulnerabilidade social.
De acordo com a Superintendência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional em Alagoas, a adesão ao programa representa uma oportunidade estratégica para os municípios alagoanos. “A Estratégia Alimenta Cidades fortalece o planejamento das políticas públicas locais e contribui diretamente para o enfrentamento da insegurança alimentar nos territórios urbanos. É fundamental que os municípios de Alagoas participem desse processo e aproveitem o apoio técnico oferecido pelo Governo Federal”, destacou o superintendente da Seades, Ricardo Lessa.
A Estratégia Alimenta Cidades atua no fortalecimento dos sistemas alimentares urbanos, incentivando o acesso regular da população a alimentos adequados e saudáveis, além de apoiar o planejamento e a execução de ações estruturantes nos municípios participantes. Para isso, o MDS oferece apoio técnico-institucional, mapeamento da agenda alimentar urbana e construção de rotas de implementação adaptadas às realidades locais.
Instituída no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades, por meio do Decreto nº 11.822, de 12 de dezembro de 2023, a política busca fortalecer as capacidades institucionais municipais, ampliar o diálogo federativo e promover soluções integradas para os desafios dos sistemas alimentares urbanos.
Apoio técnico e priorização
Os municípios que aderirem ao Alimenta Cidades terão acesso a apoio técnico-institucional, produção de conhecimento para subsidiar a tomada de decisão, cooperação e intercâmbio de experiências, mentorias temáticas especializadas, ações de inovação e apoio à captação de recursos.
A manifestação de interesse deve ser feita por meio de formulário eletrônico disponível na Plataforma Alimenta Cidades. Caso o número de municípios inscritos ultrapasse o limite de mil vagas, terão prioridade:
- municípios participantes do Protocolo Brasil Sem Fome;
- municípios das regiões Norte e Nordeste, incluindo Alagoas.
Últimas Notícias
Curso de Medicina da Ufal Arapiraca tem melhor desempenho em Alagoas no Enamed 2025
Corpo de mulher desaparecida é achado em mata no Agreste; polícia investiga morte violenta
Vigilância Sanitária recolhe mais de 200 quilos de produtos impróprios para consumo em feira livre na Levada
Suspeito de cometer série de furtos é preso ao ir em Fórum, em Arapiraca
Agenda de Lula em Alagoas é alterada e visita à Embrapa é cancelada
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca

