Navios da Marinha abrem para visitação gratuita no Porto de Maceió neste domingo (18)
A Marinha do Brasil realiza, entre os dias 10 e 30 de janeiro, a Operação “Aspirantex 2026”, que integra o calendário anual de adestramento da Esquadra e de formação prática dos Aspirantes da Escola Naval. Em Alagoas, a ação ganha destaque com a abertura para visitação pública do Navio Doca Multipropósito “Bahia” (G-40) e da Fragata “Independência” (F-44), que estarão atracados no Porto de Maceió.
A visitação ocorrerá no domingo, 18 de janeiro, das 9h às 16h, com entrada gratuita, permitindo que a população alagoana conheça de perto alguns dos principais meios navais da Marinha do Brasil. Os visitantes que desejarem poderão contribuir, de forma voluntária, com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a ações sociais.
A Operação Aspirantex tem como principal objetivo aprimorar o preparo operacional dos meios navais e aeronavais, além de proporcionar aos Aspirantes do segundo ano da Escola Naval a vivência da rotina no mar. Durante a comissão, os futuros oficiais colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e passam por uma etapa decisiva da formação, quando escolhem o Corpo e a Habilitação que irão definir suas carreiras na Marinha.
Sob o comando do Contra-Almirante Carlos Marcelo Fernandes, comandante da 2ª Divisão da Esquadra e do Grupo-Tarefa da operação, a Aspirantex 2026 mobiliza cerca de 2.400 militares, incluindo 253 Aspirantes, distribuídos entre diversos navios e aeronaves.
Além do “Bahia” e da “Independência”, participam da operação outros importantes meios, como o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, fragatas, corvetas, navios-patrulha, submarinos e aeronaves de asa fixa e rotativa, reforçando a presença da Marinha na chamada “Amazônia Azul”, área estratégica sob responsabilidade brasileira.
Visitação em outras localidades
Durante a Operação Aspirantex 2026, os navios da Marinha do Brasil também realizam escalas e visitas públicas nos portos de Cabedelo (PB), Recife (PE), Salvador (BA) e Vitória (ES), ampliando a aproximação da Força Naval com a sociedade e fortalecendo a mentalidade marítima em diferentes regiões do país.
Serviço
Evento: Visitação Pública ao Navio Doca Multipropósito “Bahia” e à Fragata “Independência”Local: Porto de Maceió – Rua Sá e Albuquerque, s/n, Jaraguá, Maceió/ALData: 18 de janeiroHorário: Das 9h às 16hEntrada: Gratuita (doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível)
Últimas Notícias
Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos no interior de Alagoas
Governo abre inscrições para parcerias com empresas que ofereçam descontos a servidores do Estado
Segurança Pública inicia interiorização de programas preventivos em Alagoas
Adolescente de 13 anos está desaparecida em Maceió e família está desesperada por informações

