Padre de 103 anos morre enquanto rezava Ave Maria no Rio de Janeiro

Por Redação, com g1 13/01/2026 19h07 - Atualizado em 13/01/2026 19h07
Por Redação, com g1 13/01/2026 19h07 Atualizado em 13/01/2026 19h07
Padre de 103 anos morre enquanto rezava Ave Maria no Rio de Janeiro
Padre José Luciano - Foto: Reprodução

Um padre de 103 anos morreu enquanto rezava a Ave Maria na Igreja de Santo Afonso, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

De acordo com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o padre José Luciano Jacques Penido passou seus últimos momentos em oração, com os outros cinco sacerdotes que vivem na mesma igreja. A morte foi por volta das 18h de sexta-feira (9).

Penido nasceu em Belo Vale, em Minas Gerais, em 18 de outubro de 1922. Viveu metade da vida no Rio de Janeiro, onde era muito querido pelos paroquianos. Segundo a Arquidiocese, o padre era considerado "um sacerdote de grande coração, solícito, gentil, humilde e carinhoso com as pessoas".

O padre também se dedicou à preservação da memória da escravidão no país. Em sua cidade natal, fundou o Museu do Escravo na sua cidade natal.

Segundo a Arquidiocese, Penido desde pequeno sonhava em ser sacerdote. Na infância, brincava de fazer pregações das homilias que ouvia nas missas de domingo.

Conheceu os missionários redentoristas por meio das Santas Missões em sua cidade e, desde então, seguiu a sua vocação religiosa. Morou no Rio, pela primeira vez, de 1959 a 1961, já na Paróquia Santo Afonso. Chegou a voltar para Minas Gerais e passou dois anos estudando em Roma. Desde 1975, estabeleceu-se na Paróquia da Tijuca.

Em 2022, ao completar 100 anos, recebeu a bênção apostólica enviada pelo Papa Francisco e uma carta do Superior Geral Redentorista, Pe. Rogério Gomes, felicitando-o e agradecendo-lhe a vida dedicada à Congregação.