Vínculos sociais e emocionais podem reduzir os sintomas de depressão em idosos
Uma pesquisa mostrou que vínculos sociais e emocionais podem reduzir os sintomas de depressão em idosos.
A reunião é de 11 estudos feitos com quase 24 mil idosos de diversos países, entre eles o Brasil. Os resultados foram publicados no jornal americano de epidemiologia e mostraram que os idosos que contavam com alguém para conversar ou apoiá-los emocionalmente tiveram os sintomas depressivos reduzidos.
“Se sentir incluído, protege o humor, ter conversas que sejam importantes, que sejam contextualizadas na vida dessas pessoas, por exemplo, que tenham uma história em comum, desabafos, receber acolhimento, ajuda a abaixar a ansiedade, a ruminação e isso estabiliza o afeto, diminui no sofrimento e ajuda também a ter uma sensação de propósito”, afirma o médico Arthur Danila, do Instituto de Psiquiatria da USP.
A depressão nos idosos tem efeitos drásticos e pode causar até demência. Por isso, é importante que o entorno observe o comportamento dos mais velhos e, se necessário, procure ajuda profissional.
“A depressão dos idosos é multifatorial, tem várias causas possíveis. Então, a gente tem componentes genéticos, componentes, os componentes das suas relações com os outros seres humanos, de experiências negativas, e de outras doenças co-existentes que aumentam o risco de você evoluir para depressão”, explica o geriatra Paulo Toazza.
Últimas Notícias
Pistola e dezenas de munições são apreendidas com homem em Rio Largo
Hospital Regional de Palmeira dos Índios garante atendimento humanizado por meio da regulação
Padre de 103 anos morre enquanto rezava Ave Maria no Rio de Janeiro
Lula confirma Wellington César Lima e Silva para o Ministério da Justiça

