Polícia Militar de Alagoas promove formatura de 17 novos soldados
A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) formou nesta sexta-feira (9) mais uma turma do Curso de Formação de Praças (CFP). Os concluintes foram declarados, oficialmente, os mais novos soldados da corporação. Uma história termina e outra começa para 17 militares, que se despedem do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), onde passaram os últimos meses, e serão distribuídos às suas novas unidades operacionais.
Sob a presidência do coronel Paulo Amorim, comandante-geral da Polícia Militar, o evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), em Jacarecica, em Maceió. Oficiais, praças e familiares participaram do ato solene.
“A formatura do CFP 2025 simboliza mais do que a conclusão de um curso. Ela marca o início de uma nova etapa, em que os senhores e as senhoras, agora soldados, passam a seguir sua carreira na Polícia Militar de Alagoas, levando consigo o aprendizado adquirido, os valores cultivados e a responsabilidade de servir e proteger a sociedade alagoana nas ruas”, afirmou o comandante-geral.
A turma CFP 2025 escolheu como nome: 1º Tenente QOE PM José Alberto da Silva Lima (in memoriam). O oficial, falecido em novembro de 2025, estava na reserva remunerada, mas dedicou anos de serviço à unidade-escola, marcando gerações de militares. Familiares do veterano receberam a homenagem durante a cerimônia.
Com vibração e orgulho, e sob o comando da capitã Elisabeth Magna, o pelotão de formandos adentrou ao auditório marchando e entoando a tradicional Canção do Soldado, executada pela Banda de Música da PM.
A solenidade reconheceu o mérito intelectual e tático dos três primeiros lugares do curso. Destaque para três policiais femininas, que obtiveram as maiores médias entre os formandos: a soldado Williane Tavares ficou na 3ª colocação; a soldado Rayara Ingrid na 2ª; e a soldado Myllena Costa, que alcançou o 1º lugar no ranking de médias, foi também a juramentista. As três foram agraciadas com suas respectivas Medalhas Institucionais do Mérito Acadêmico: bronze, prata e ouro.
Em momento posterior, todos os concluintes puderam incorporar os brevês do CPF ao uniforme, simbolizando a conclusão. A cerimônia encerrou com o tão aguardado “fora de forma”. Os novos soldados Alexsandro Lima Cordeiro e Pamella Suêlla Alves Santos foram orador e juramentista, respectivamente.
A mesa de honra também foi composta pelo subcomandante-geral da PM, coronel Neyvado Amorim; pelo comandante da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), coronel Carlos Azevedo; pelo corregedor-geral da PM, tenente-coronel Lima Neto; pelo diretor de Pessoal da PM, tenente-coronel Phelipe Rogério; pela diretora de Comunicação Social da PM, tenente-coronel Josiene Lima; pelo comandante de Policiamento da Região Sul (CPRSUL), tenente-coronel Fernando Soares e pelo major Daniel Valões, comandante do CFAP.
Homenagens
Cumprindo o rito de honra ao veterano, o 2º tenente da Reserva Remunerada (R/R) Ranielle Moreira de Almeida, foi convidado para receber a continência prestada por todos os militares presentes, sob o comando do coronel Paulo Amorim.
Foram reconhecidos ainda: o patrono, major Valões da Rocha; o paraninfo, tenente Leonardo Jorge da Silva Pacheco. Uma homenagem especial foi prestada ao tenente-coronel Pedro Honorato e à instrutora, que representou todos os demais, sargento Vitória Régia Lima Santos. Outros militares e personalidades foram chamados à frente de honra para receber o símbolo de gratidão por terem contribuído ao longo da jornada de formação.
CFP 2025
Iniciado em abril, o curso representou um período intenso de aprendizado teórico e prático que encerrou em dezembro. Foram mais de 1.500 horas-aula, com uma grande curricular robusta que reuniu conhecimentos técnicos, jurídicos, operacionais e humanos, além de atividades práticas que exigiram resistência física, equilíbrio emocional e espírito de equipe.
A chamada “Zero Um” da turma, como são denominados os primeiros colocados, destacou que a conclusão do CFP representa a concretização de um sonho iniciado ainda na época dos estudos para concursos e um objetivo de vida pelo qual todos lutaram. “A materialização deste momento é muito gratificante e emocionante. Só quem passou por um curso de formação policial militar sabe o quão cansativo, sacrificante e intenso ele é”, declarou a agora soldado Myllena Costa.
A fala da militar, que seguirá para a missão nas ruas, traduz o sentimento coletivo de superação vivido ao longo da formação. “Por mais difícil e desafiador que seja, o processo proporciona uma evolução pessoal e profissional incomensurável. Nunca seremos mais as mesmas pessoas: aprendemos, ressignificamos e criamos novos hábitos. Com certeza, saímos do CFAP como humanos melhores, aprendendo a dar mais valor aos nossos esforços e às pequenas coisas do dia a dia”, completou a combatente, celebrando: “O dia de hoje, entre tantas outras palavras, se resume em duas: gratidão e superação!”.
Últimas Notícias
Cruzeiro de Arapiraca divulga lista de relacionados para estreia no Alagoano 2026
Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro
Peças sacras furtadas há 20 anos são devolvidas à Arquidiocese do Rio
Ator diz ter sido vítima de golpe ao comprar videogame e receber garrafão de azeite

