Em 2 anos, 17,4 milhões saíram da pobreza e subiram de classe social no Brasil
Um estudo publicado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) registra o maior nível histórico de ascensão social para as classes A, B e C no Brasil. O crescimento é de 78,18%, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 1976 a 2024.
Segundo os dados, em apenas dois anos, 17,4 milhões de pessoas saíram da pobreza e passaram a integrar as classes sociais mencionadas. Segundo a FGV, a quantidade equivale à população inteira do Equador.
Só em 2024, a classe C (que é associada à classe média, formada por famílias que conseguem atender as necessidades básicas e têm algum poder de consumo), concentrou 60,97% da população. Já as classes A e B, faixas de renda mais altas e com maior estabilidade financeira, somaram 17,21%.
Nesse período, a população dos três nichos aumentou 8,44%. Destes, cerca de 14% são de pessoas que recebem o programa social Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
D e E
A FGV aponta ainda que as classes mais abaixo, D e E, também ascenderam, atingindo os menores níveis já registrados: 15,05% e 6,77%, respectivamente.
Segundo Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, “os mais pobres vem ganhando oportunidades com o crescimento econômico acima de 3% ao ano, oportunidades de emprego e pequenos e médios negócios, ampliando a renda, aumentando a capacidade de consumo, o que impulsiona o próprio crescimento contínuo da economia.
“Como diz o presidente Lula, é o dinheiro nas mãos de milhões entre os mais pobres, que começam com um Bolsa Família e depois as portas se abrem para um emprego ou um negócio assistido”, acrescentou.
“Um governo do lado do povo, e não é um jogo de palavras, é mudança para melhor, mesmo, para milhões de brasileiros e brasileiras,” finalizou.
Últimas Notícias
Cruzeiro de Arapiraca divulga lista de relacionados para estreia no Alagoano 2026
Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro
Peças sacras furtadas há 20 anos são devolvidas à Arquidiocese do Rio
Ator diz ter sido vítima de golpe ao comprar videogame e receber garrafão de azeite

