Em um ano, Programa Celular Seguro recupera cerca de 2,4 mil aparelhos roubados ou furtados em Alagoas
Uma ação de combate à criminalidade iniciada em janeiro do ano passado tem dado resultados importantes em Alagoas. O Programa Celular Seguro, criado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, tem ajudado na redução dos índices de violência e devolvido aparelhos aos verdadeiros donos através de um trabalho conjunto com a população.
No total, 2.394 aparelhos roubados ou furtados em Alagoas foram recuperados pelas equipes da SSP. Do montante, 68,7% (1.645) já foram entregues aos verdadeiros proprietários. As vítimas foram localizadas a partir das informações registradas por elas no Boletim de Ocorrência após os delitos sofridos. A lista com o nome das pessoas que ainda não tiveram os bens restituídos pode ser conferida abaixo.
Uma campanha publicitária começou a ser divulgada pelo Governo de Alagoas nessa quinta-feira (08), em vários meios de comunicação, para alertar à população sobre os cuidados que devem ser tomados desde a compra dos equipamentos eletrônicos com a requisição da nota fiscal, que assegura a legalidade e transparência da operação para todos os envolvidos.
“Nosso objetivo é conscientizar a população a comprar aparelhos em locais confiáveis e que comprovem a origem lícita dos equipamentos, para acabar com a comercialização irregular de bens subtraídos de forma delituosa. Quando não há interessados em adquirir telefones ou peças roubados, o número de crimes diminui. Com a redução desse tipo de violência, conseguiremos garantir ainda mais tranquilidade para toda a população”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva.
O que fazer ao ser vítima de roubo ou furto?
As pessoas que venham a sofrer possíveis crimes de roubo ou furto devem, o mais rápido possível, procurar registrar o caso junto à Polícia Civil. O procedimento fácil pode ser feito na delegacia mais próxima ou então por meio da Delegacia Interativa, através do portal https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/.
É importante descrever todos os detalhes da ação criminosa, incluir endereços e também as informações pessoais e do aparelho telefônico, como o IMEI, que é o número de identificação do equipamento. O IMEI é de fácil localização na caixa do celular ou então na nota fiscal, que deve ser guardada por um longo período para comprovação legal.
Outra forma prática de descobrir o IMEI é no próprio celular, discando o código universal *#06# no aplicativo de chamadas. O número identificador será exibido automaticamente na tela. Há ainda a opção de acessar as configurações do dispositivo, navegando até “Sobre o telefone” ou “Informações do status”, onde o número também costuma estar listado.
Aparelhos recuperados
Com as informações do Boletim de Ocorrência, a Segurança Pública aciona as empresas de telefonia para o fornecimento dos dados sobre a abertura de novas linhas em celulares com situação irregular. A partir daí, o trabalho conjunto segue com a intimação das pessoas que utilizam esses equipamentos.
Elas recebem uma mensagem fornecendo a data e a hora que devem comparecer portando o aparelho na sede da SSP, localizada na Rua Zadir Índio, no Centro de Maceió (Ao lado do Quartel do Comando Geral da PM).
Em posse dos eletrônicos, a equipe de policiais entra em contato com as vítimas para que elas possam restituir os bens. Atualmente, 750 aparelhos estão disponíveis para a retirada pelos verdadeiros proprietários. O nome dos cidadãos está numa lista, que pode ser acessada ao clicar neste link.
Últimas Notícias
Cruzeiro de Arapiraca divulga lista de relacionados para estreia no Alagoano 2026
Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro
Peças sacras furtadas há 20 anos são devolvidas à Arquidiocese do Rio
Ator diz ter sido vítima de golpe ao comprar videogame e receber garrafão de azeite

