Prefeitura de Penedo reabre ao tráfego rua bicentenária pavimentada com rocha

Por Redação, com Secom Penedo 07/01/2026 11h11
Por Redação, com Secom Penedo 07/01/2026 11h11
Prefeitura de Penedo reabre ao tráfego rua bicentenária pavimentada com rocha
Prefeitura de Penedo reabre ao tráfego rua bicentenária pavimentada com rocha - Foto: Deywesson Duarte/Secom Penedo

Com mais de 380 anos de existência, Penedo carrega diversas peculiaridades em cada canto da cidade. Algumas ruas do Centro Histórico ainda são pavimentadas com rocha, ou pedra-sabão, como é popularmente conhecida.

Após dias de recuperação completa com recomposição, a Travessa João Pessoa, bastante conhecida por sua composição original, foi reaberta ao tráfego nesta quarta-feira (07) pelo prefeito Ronaldo Lopes e pelo secretário de Serviços Públicos, Ivo Costa.

Ronaldo Lopes destacou a importância do trabalho de preservação da localidade, com mais de 200 anos de história e é pavimentada com um material que não é mais utilizado e de difícil localização.

“Preservar a nossa história é essencial. Hoje estamos aqui na Travessa João Pessoa, um local bastante conhecido. Também morei aqui por 16 anos, neste sobrado de esquina com a Rua João Pessoa. Portanto, este local é parte da história de Penedo, construído com pedras de séculos passados, com mais de 200 anos, estimo eu. Diante de tudo o que representa, a Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, realizou a restauração total, com a recomposição das pedras que estavam faltando. Esse também é o nosso papel, preservar a nossa história”, afirmou o gestor.

Por se tratar de uma localidade bicentenária (Travessa João Pessoa), construída com rocha e situada em área de tombamento do Sítio Histórico, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) precisou acompanhar e autorizar a execução da obra.

“Para a realização do trabalho, foi necessário solicitar autorização à diretoria técnica do IPHAN. Todos temos ciência da importância histórica do local e do quanto é fundamental a sua preservação dentro do Sítio Histórico de Penedo. Por décadas, este trecho esteve bastante degradado e necessitava de uma restauração completa. A execução foi demorada devido a alguns fatores, como o cuidado com as pedras existentes e a recomposição das que estavam faltando, além da repaginação total do espaço. Mas, com muita dedicação da nossa equipe, estamos entregando mais um trecho da história secular de Penedo totalmente acessível para todos”, concluiu o secretário municipal de Serviços Públicos (SEMSP), Ivo Costa.