Forças de Segurança Pública traçam primeiras estratégias para combate ao crime de 2026

Por Redação com Agência Alagoas 05/01/2026 19h07
Por Redação com Agência Alagoas 05/01/2026 19h07
Forças de Segurança Pública traçam primeiras estratégias para combate ao crime de 2026
Trabalho integrado teve mais uma vez uma importante participação na redução dos índices - Foto: Débora Silva / Ascom SSP

Representantes das secretarias de Estado da Segurança Pública e de Ressocialização e Inclusão Social promoveram a primeira reunião de alinhamento estratégico para as ações de combate à criminalidade de 2026. O encontro com os chefes das forças policiais ocorreu na manhã desta segunda-feira (05), no auditório da Academia da Polícia Militar, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió

A reunião, coordenada pelo secretário d Segurança Pública, Flávio Saraiva, enalteceu o empenho das equipes policiais no enfrentamento à violência durante todo o ano passado, com a apresentação de indicadores registrados em 2025. Para Flávio, o trabalho integrado teve mais uma vez uma importante participação na redução dos índices de Mortes Violentas Letais (MVI).

“A integração tem sido um ponto chave no emprego do efetivo que atua diariamente contra todo tipo de crimes, principalmente contra os mais violentos. Quando a gente olha os números de homicídios, dá pra ver que houve uma queda importante, de 11% no geral. Isso mostra que estamos no caminho certo. Vamos seguir avançando melhorando ainda mais neste ano”, afirmou Saraiva.

O secretário de Ressocialização, Diogo Teixeira, também exaltou a integração entre as forças e falou das medidas adotadas pelo Governo de Alagoas nos últimos anos.

“A liderança do governador Paulo Dantas tem sido fundamental para a implementação de políticas públicas que realmente fazem a diferença no dia a dia dos cidadãos alagoanos, especialmente no fortalecimento da segurança e na melhoria da infraestrutura do sistema prisional. A unificação das forças policiais representa um grande avanço e tem sido crucial para otimizar o combate ao crime, garantindo uma atuação mais integrada e eficiente. A integração entre as políticas de segurança e ressocialização fortalece não apenas o policiamento, mas também oferece oportunidades reais de recuperação e reintegração social”, afirmou Diogo.

Durante a reunião, o secretário-executivo de Políticas de Segurança Pública da SSP, coronel Patrick Madeiro, ainda explanou sobre os investimentos feitos na área. Segundo ele, além dos mais de R$ 750 milhões usados na aquisição de bens e serviços em prol das forças de segurança e salvamento, a previsão é que novos valores sejam injetados para reforçar ainda mais o trabalho de enfrentamento ao crime.

“Em breve, será entregue na base da Oplit, em frente ao Marco dos Corais, marcando mais um avanço no policiamento da capital. Outro avanço importante é o projeto de aquisição de uniformes e vestimentas para toda a Segurança Pública, que vai garantir padronização e evitar que servidores precisem arcar com esses custos do próprio bolso. Em 2026, teremos grandes entregas para a Segurança Pública de Alagoas, como a construção do Centros Integrado de Treinamento, a aquisição de novas viaturas, embarcações, armamentos - como carabinas e fuzis -, equipamentos operacionais e tecnológicos que vão garantir mais dinamismo e celeridade ao trabalho funcional dos servidores, refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado à população”, disse ele.

Também participaram da reunião os comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, os coronéis Paulo Amorim e Sérgio Verçosa, respectivamente; o delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier; o perito-geral adjunto Wellington Costa; e o secretário-executivo de Gestão Penitenciária, Carlos Voss.