Homem é flagrado com faca durante patrulhamento no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca

Por Redação 31/12/2025 08h08
Por Redação 31/12/2025 08h08
Homem é flagrado com faca durante patrulhamento no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca
Faca encontrada - Foto: Reprodução

Um homem de 30 anos foi abordado pela Polícia Militar e flagrado portando uma arma branca na noite dessa terça-feira (30), em uma viela entre as ruas São Pedro e São José, no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca. A ocorrência resultou na lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

De acordo com informações da Polícia Militar, a guarnição motorizada da RP 02, pertencente ao 3º Batalhão, realizava patrulhamento preventivo nas proximidades do Bosque das Arapiracas, local com grande fluxo de pessoas e aglomeração de menores, quando avistou um indivíduo em atitude suspeita.

Segundo o relato policial, o homem demonstrou intenso nervosismo ao perceber a presença da viatura, mudando de direção e acelerando o passo. Diante da fundada suspeita, a equipe realizou a abordagem.

Durante a busca pessoal, os militares encontraram uma faca de serra, com aproximadamente 20 centímetros de comprimento total e lâmina pontiaguda de cerca de 10 centímetros, ocultada na cintura do indivíduo, do lado esquerdo, já em condição de pronto emprego.

Questionado, o abordado afirmou que portava a faca para se defender de outros moradores de rua e de pessoas da região onde trabalha como flanelinha e limpador de vidros. Ele informou ainda que estava a caminho para comprar bebida alcoólica no momento da abordagem e que faz uso de entorpecentes, além do álcool.

Em consulta aos sistemas de segurança, não foram encontradas passagens criminais em seu desfavor. No entanto, o próprio indivíduo relatou possuir antecedente por assalto ocorrido em 2015, na cidade de Guarulhos, em São Paulo, fato que, segundo a PM, reforça o risco à integridade física de terceiros diante do porte da arma branca.

Como não havia justificativa profissional para o porte do objeto no horário e local da abordagem, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência com base no artigo 19 da Lei das Contravenções Penais (LCP) e no entendimento do Tema 857 do Supremo Tribunal Federal (STF).