Avião cai durante pouso e pega fogo nos EUA; piloto da Nascar Greg Biffle, mulher e filhos morrem em acidente

Por Redação com G1 18/12/2025 20h08
Por Redação com G1 18/12/2025 20h08
Avião cai durante pouso e pega fogo nos EUA; piloto da Nascar Greg Biffle, mulher e filhos morrem em acidente
Equipes de emergência apagam incêndio após queda de avião no aeroporto regional de Statesville, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, em 18 de dezembro de 2025 - Foto: WSOC via AP

Um avião particular caiu nesta quinta-feira (18) durante o pouso na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, com seis pessoas a bordo. O acidente matou o dono da aeronave, o piloto da Nascar Greg Biffle, sua mulher e seus dois filhos.

Greg Biffle, de 55 anos, foi um piloto veterano de destaque da Nascar, a Stock Car americana. Ele foi campeão em 2002 da Busch Series, espécie de acesso à categoria principal. Nesta, atualmente conhecida como Nascar Cup, ele somou 19 vitórias em sua carreira regular, entre 2003 e 2016. Desde então, ele realizou apenas participações ocasionais, sendo a última delas em 2022.

Seu melhor resultado na Nascar Cup foi o vice-campeonato, em 2005.

Além de "Biff", como era conhecido por seus fãs, estavam na aeronave sua mulher, Cristina, e seus filhos Emma, 14, do primeiro casamento, e Ryder, 6.

"Podemos confirmar que houve um incidente envolvendo uma aeronave no Aeroporto Regional de Statesville. Uma aeronave caiu durante o pouso", afirmou o aeroporto, localizado a cerca de 70 km de Charlotte, em suas redes sociais.

O aeroporto informa em seu site que oferece instalações de aviação corporativa para empresas da Fortune 500 e para várias equipes da categoria, que tem um de seus principais autódromos na região.

O chefe de polícia do condado de Iredell, Grant Campbell, local afirmou que há "várias mortes", porém se recusou a dizer quantas. Segundo o aeroporto, o incidente ocorreu por volta das 12h15 no horário de Brasília (10h15 no horário local). Ainda não se sabe, até a última atualização desta reportagem, quantas pessoas estavam a bordo.

Testemunhas do incidente registraram vídeos de um incêndio de grandes proporções formando uma grande coluna de fumaça.

De acordo com dados de rastreamento de voo, a aeronave retornou ao aeroporto pouco após a decolagem. Ela havia feito um voo de Fort Lauderdale, na Flórida, a Statesville mais cedo nesta quarta. Ainda não se sabe o que causou o incidente.

A Administração Federal de Aviação (FAA) informou que o avião é do modelo Cessna C550 e disse que o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) e a FAA estão investigando o caso.