Governador anuncia doação de 30 mil CNHs do Trabalhador

Por Redação, com Agência Alagoas 17/12/2025 09h09
Por Redação, com Agência Alagoas 17/12/2025 09h09
Governador anuncia doação de 30 mil CNHs do Trabalhador
CNHs do Trabalhador - Foto: Thiago Sampaio/Agência Alagoas

Os 33 primeiros aprovados no programa CNH do Trabalhador receberam, na noite dessa terça-feira (16), a Carteira Nacional de Habilitação. A entrega do documento físico foi feita pelo governador Paulo Dantas e pelo diretor-presidente do Detran Alagoas, Marco Fireman. A iniciativa custeia totalmente a formação dos condutores e os valores para obtenção da CNH a 3.505 pessoas na edição deste ano. Para 2026, mais 30 mil vagas serão abertas.

A solenidade aconteceu no Museu Palácio Floriano Peixoto. A iniciativa é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) e contempla beneficiários nas categorias A (motocicleta) e B (automóvel), que já foram aprovados nos exames práticos.

"Nessa primeira etapa, um total de 3.505 pessoas foram selecionadas, das quais 33 já concluíram a fase de exame final e obtiveram a CNH. Com a implementação da nova legislação, a partir de janeiro, estimamos que, até meados do ano que vem, no máximo, todas as 3.505 pessoas estarão habilitadas", informou Fireman.

Em seu discurso, o governador determinou a convocação, para o próximo ano, de mais 30 mil beneficiários do programa.

"É com satisfação que participo de um evento que promove o bem-estar social, garantindo oportunidades para o pleno exercício da cidadania, segurança jurídica e tranquilidade para que as pessoas alcancem seus objetivos. Todos nós merecemos e devemos ter acesso a direitos e garantias", ressaltou o governador.

"Anunciamos hoje a convocação de mais 30 mil pessoas, que serão integradas ao novo modelo. O tempo para obtenção da CNH será otimizado", acrescentou Fireman.

Beneficiários 

Os novos condutores contemplados nesta terça iniciaram o processo em setembro e tiveram todas as etapas totalmente pagas pelo programa. A versão digital do documento desses aprovados já está disponível no aplicativo oficial da Carteira Nacional de Habilitação.

O programa conta com investimento total de R$ 3,1 milhões, sendo R$ 1 milhão proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Silvio Camelo, que também compareceu à solenidade, junto com o vereador por Maceió, Silvio Camelo Filho. 

"Hoje, celebramos essa conquista, uma história que demonstra a capacidade do governo de alcançar aqueles que mais precisam. Centenas de famílias dependem do trabalho daqueles que atuam em serviços de entrega, como drogarias, pizzarias, restaurantes e mototáxis, ou mesmo como motoristas, sem possuir a CNH. A principal dificuldade era o custo para obter a carteira, tornando-a inacessível com seus rendimentos. Agora, não é mais", comemorou Silvio Camelo.

A ação integra as políticas públicas do Governo de Alagoas voltadas à inclusão social, qualificação e ampliação do acesso a oportunidades de trabalho.

O ambulante Lucas Lopes da Silva foi um dos beneficiados pela CNH do Trabalhador e falou em nome dos contemplados, durante a solenidade. 

"Ter a habilitação era um objetivo distante devido às minhas condições financeiras. Agora, por meio deste programa, concretizei esse sonho e sou extremamente grato. Atualmente, trabalho na Ponta Verde. Com a CNH, planejo adquirir um veículo para facilitar o transporte de mercadorias e impulsionar meus negócios", agradeceu.