Esquema de tráfico de drogas contava com 'mulas' que atuavam entre Brasil, Bolívia e Europa; base do grupo criminoso foi descoberta em Arapiraca

Por Redação 16/12/2025 07h07 - Atualizado em 16/12/2025 10h10
Por Redação 16/12/2025 07h07 Atualizado em 16/12/2025 10h10
Esquema de tráfico de drogas contava com 'mulas' que atuavam entre Brasil, Bolívia e Europa; base do grupo criminoso foi descoberta em Arapiraca
Polícia Federal - Foto: Reprodução

Nas primeiras horas desta terça-feira (15), a Polícia Federal deflagrou uma operação nos estados de Alagoas, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso do Sul, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Norte para combater um grupo criminoso que aliciava jovens que atuavam como "mulas" do tráfico de drogas no trajeto Brasil-Bolívia-Europa em viagens aéreas. Uma das principais bases da quadrilha ficava localizada em Arapiraca.

A operação, denominada "Bad Trip", cumpriu seis mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária, além de diversas medidas cautelares. As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara da Justiça Federal de Alagoas.

"As investigações tiveram início após prisões em flagrante ocorridas em Aeroportos brasileiros, oportunidade em que os presos foram surpreendidos com garrafas de rum impregnadas de cocaína", destacou a Polícia Federal.

Os jovens que atuavam como "mulas" transportavam garrafas de rum com cocaína. "Os transportadores eram minuciosamente orientados sobre como proceder diante de abordagens dos órgãos de controle nos aeroportos, com a criação de “histórias cobertura” e uso de disfarces".

A investigação também revelou uma extensa movimentação financeira atípica, incompatível com a capacidade econômica dos investigados, apontando para crimes de lavagem de dinheiro, que seguirão em apuração.
 
"O Modus Operandi da Orcrim envolvia ameaças de morte a pessoas que pudessem revelar as ações do grupo criminoso", concluiu a PF.