Alagoas fecha participação na Feira Nacional de Artesanato com mais de R$ 193 mil em vendas
A participação de Alagoas na 36ª Feira Nacional de Artesanato, realizada entre os dias 3 e 7 de dezembro no Expominas, em Belo Horizonte, encerrou com resultados positivos para o fortalecimento do artesanato alagoano. As obras das 12 produções selecionadas pelo Sebrae em parceria com o programa Alagoas Feita à Mão, da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), somaram R$ 193.654 em vendas, demonstrando o reconhecimento do público e o potencial comercial do setor.
A presença do estado na feira foi garantida pela articulação entre o Governo de Alagoas, por meio da Serfi, e o Sebrae Alagoas, responsável pela seleção das produções participantes. A parceria assegurou desde a curadoria até a logística de transporte das peças, possibilitando a participação do estado mesmo sem a presença integral dos criadores. Ainda assim, alguns artesãos marcaram presença no evento, incluindo o Mestre Jasson, reforçando a representatividade da produção cultural alagoana no espaço. O estande do programa apresentou peças que evidenciam técnicas tradicionais, diversidade cultural e o alto padrão artístico característico de Alagoas. Foram apresentadas ao público obras de Maurício, Elisa, Jasson, Aline, Zé Branco, Leno, Leandro, Aberaldo, Associação dos Artesãos de Coruripe, Grupo Produtivo Fulô.A e Inbordal, representando diferentes linguagens, materiais e tradições que fortalecem a identidade cultural do estado.
Com os resultados positivos, o programa Alagoas Feita à Mão valoriza o artesanato como patrimônio econômico, cultural e social, ampliando a presença de Alagoas em grandes feiras e eventos nacionais por meio de parcerias estratégicas como a realizada com o Sebrae. A secretária Executiva do programa Alagoas Feita à Mão , Júlia Caroá, destacou a participação no evento: “O apoio logístico, a montagem do estande e a articulação com o Sebrae foram decisivos para o sucesso. Foi uma alegria ver o caminhão voltar praticamente vazio, o que mostra a força do nosso artesanato. Esse resultado é fruto de um ano de crescimento contínuo, com sete feiras realizadas, superando as expectativas de cada edição. Estamos motivados para as oportunidades que 2026 trará”, comemora Júlia Caroá, que representou o estado, juntamente com a gerente de Artesanato, Anne Ferreira.
Na avaliação do secretário de Estado Júlio Cezar (Sefi), o compromisso do Governo de Alagoas em dar continuidade à promoção do artesanato e da cultura seguiu gerando bons frutos, no decorrer de 2025. “Foi um ano intenso. Participamos de muitos eventos nacionais e internacionais, levando, por meio do Alagoas Feita à Mão. E isso a gente deve muito ao governador Paulo Dantas e ao apoio da secretária Paula Dantas (Seplag) a esse setor que cresce, cada vez mais, além fronteiras, vendendo não só a marca, mas essa identidade de Alagoas”, ressaltou Júlio Cezar.
Últimas Notícias
Pesquisa Ibrape/CadaMinuto revela alta aprovação de prefeitos no Norte de Alagoas
Governador entrega CNH aos primeiros aprovados no Programa CNH do Trabalhador nesta terça-feira (16)
Mulher com câncer é espancada pelo marido com pedaço de madeira em Pernambuco
51% de reprovação: Pesquisa Ibrape revela rejeição à gestão de Edilza Alves e coloca Lagoa da Canoa entre os piores resultados do Agreste
Polícia Civil investiga incêndio em residência de Marechal Deodoro com morte e tentativa de feminicídio
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Black Friday 2025
3º BPM realiza formatura do1º Ciclo de Instruções de Nivelamento Operacional

