Polícia Militar declara 52 aspirantes-a-oficial em solenidade de formatura do CFO 2025

Por Assessoria 13/12/2025 11h11
Por Assessoria 13/12/2025 11h11
Polícia Militar declara 52 aspirantes-a-oficial em solenidade de formatura do CFO 2025
Polícia Militar declara 52 aspirantes-a-oficial em solenidade de formatura do CFO 2025 - Foto: Assessoria

Um dia de glória para os 52 mais novos aspirantes-a-oficial da Polícia Militar de Alagoas. Na tarde de sexta-feira, 12, a PM-AL promoveu a cerimônia que concluiu, solenemente, o Curso de Formação de Oficiais (CFO/2025), encerrando a etapa de formação dos até então cadetes do 3º ano. O evento foi marcado por homenagens e pela emoção de formandos, familiares e autoridades.

Recepcionados na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (AMPSAM) no dia 03 de abril de 2023, os cadetes percorreram o primeiro, segundo e terceiro anos do CFO, no chamado curso dos mil dias, período médio de duração das instruções. Ao longo de três anos, eles cumpriram inúmeras disciplinas que os prepararam para ingressar no oficialato da corporação. O juramento realizado na solenidade demonstrou o sentido da missão que está por vir: proteger a sociedade, mesmo com o risco da própria vida.

O aspirante-a-oficial Ericson Alves alcançou a primeira colocação geral da turma, com média de 9,898. Para ele, ser o primeiro oficial da família e alcançar a primeira colocação no CFO é motivo de orgulho, mas também de grande responsabilidade.

“Tenho o compromisso de retribuir à sociedade todo o investimento que a Polícia Militar fez na minha formação, correspondendo à confiança e às expectativas que foram depositadas em mim. Sigo determinado a honrar essa trajetória com profissionalismo e dedicação”, assegurou. A segunda e terceira colocações da turma ficaram com os aspirantes Madson Viana e Lamartine Araújo, respectivamente.

A mãe do aspirante Ericson, Ângela Alves, recordou a trajetória do filho: “Ele sempre foi extremamente dedicado aos estudos e muito esforçado. Desde pequeno se destacou e seu caminho foi trilhado com muito esforço e luta para que pudéssemos estar vivendo esse dia incrível hoje”, lembrou, ao rememorar a infância e adolescência do filho no distrito Piau, município de Piranhas, no Sertão de Alagoas. O primeiro colocado deixou a cidade em 2023 para frequentar o curso em Maceió.

A turma foi composta por seis policiais femininas. A melhor colocada entre elas foi a aspirante Nayara Condja, na nona posição. A militar era cabo da PM, oriunda da turma de 2013 do Curso de Formação de Praças e atuava no Batalhão de Rotam quando foi aprovada no CFO. Ela servia no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) quando foi chamada para o início efetivo do curso.

“Hoje é a materialização de um sonho. O dia que parecia distante e, por muitas vezes improvável, finalmente chegou. Que seja o início de uma nova jornada de muita responsabilidade, mas também de muito aprendizado. Minha eterna gratidão a todos que sonharam e lutaram comigo”, reconheceu enquanto recordava seu percurso na PM.

A cerimônia contou com o tradicional rito de homenagem ao veterano, momento em que os militares presentes prestaram a sua continência individual aos coronéis da reserva remunerada Fernando Calaça, Jammerson Oliveira e Márcia Danielli e ao major Edson Ferreira.

O capitão Abraão Taveira, in memoriam, foi homenageado emprestando seu nome à turma, enquanto que o defensor público Ricardo Melro foi o paraninfo; o deputado estadual Alexandre Ayres, o padrinho; e o coronel da reserva Olegário Paes, o patrono. Os pais do capitão Taveira estiveram no evento e foram agraciados com uma placa da turma.

Falas institucionais

O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, deixou sua mensagem aos futuros oficiais. “Que o período de formação tenha sido uma oportunidade para reforçar os valores esperados em um militar: honra, justiça e integridade. Que essa turma faça história na PM”, disse aos formandos. A fala foi legitimada pelo presidente da solenidade, o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva:

“Ao longo dos três últimos anos, o CFO forjou 52 homens e mulheres para que estejam aptos a enfrentarem as mais diversas situações, de modo que possam atuar desde a proteção aos mais vulneráveis até ao enfrentamento ao crime organizado. Os senhores são exemplo do investimento e da prioridade dada à área da Segurança Pública em nosso governo e desejo que alcancem sucesso em suas missões daqui para frente”, salientou o secretário em seu discurso.

CFO

Durante três anos de curso, os agora aspirantes passaram por um ciclo rigoroso de treinamentos e disciplinas em áreas como gestão operacional, direitos humanos, técnicas policiais, defesa pessoal, armamentos, ética e liderança, entre outras, consolidando competências essenciais para o exercício do comando e para o serviço à população. O curso contou com mais de 3.600 horas/aula, com períodos em tempo integral, internato, atividades à distância e estágios supervisionados.

Participaram do evento, ainda, o secretário Executivo de Políticas de Segurança Pública da SSP, coronel Patrick Madeiro; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel André Verçosa; o subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim; o comandante da APM, coronel Carlos Azevedo; o comandante de Policiamento Especializado, coronel Mário Xavier; o diretor de Pessoal, tenente-coronel Phelipe Rogério; a diretora de Comunicação Social, tenente-coronel Josiene Lima; o diretor de Inteligência, tenente-coronel; o corregedor-geral, tenente-coronel Lima Neto; o comandante de Policiamento da Região Metropolitana, tenente-coronel Hiraque Agnnes; o deputado estadual, cabo Bebeto, além de oficiais e praças da corporação.