Excesso de pessoas em avião de Alok contribuiu para acidente, diz relatório
Foi concluída a investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre o que levou o avião de Alok a sair da pista durante decolagem em 2018.
Dois pilotos e sete passageiros estavam a bordo da aeronave. O DJ pretendia viajar de Juiz de Fora (MG) a Belém do Pará, mas durante a decolagem o avião saiu da pista. O incidente causou um pequeno incêndio na mata do aeroporto, mas ninguém ficou ferido.
Segundo o relatório, ao qual o UOL obteve acesso, a tripulação só havia sido avisada sobre quatro passageiros. Os outros três foram levados sem aviso prévio e entraram na aeronave quando os pilotos já haviam configurado o sistema de gerenciamento de voo. A tripulação deu início à decolagem sem atualizar esses dados, o que também contribuiu para o incidente.
Com os novos passageiros, o avião ultrapassou o peso máximo recomendado pelo fabricante. Segundo o Cenipa, o peso máximo de decolagem era de 9.072 kg. Estima-se que a aeronave estivesse 175 kg acima desse limite.
Além disso, os pilotos ignoraram uma luz de alerta no painel. O relatório aponta que a luz de "NO TAKEOFF" ("não decolar") se acendeu duas vezes, e a tripulação optou por ignorá-la.
Na véspera, eles já há haviam feito outro voo com o alerta aceso. "É possível que eles tenham internalizado uma crença de que o acendimento dessa luz estava associado a algum problema de menor relevância no contexto operacional", diz a análise do Cenipa. O relatório aponta, ainda, que um dos pilotos era freelancer e tinha esperanças de ser efetivado pela operadora do voo — o que pode tê-lo motivado a seguir com o voo apesar do alerta.
O relatório aponta que os pilotos demoraram para decidir cancelar a decolagem. Essa demora "influenciou diretamente no comportamento do avião após a decisão de abortar a decolagem", diz o relatório.
A investigação do Cenipa não tem o objetivo de apurar quem foi responsável pelo acidente. O relatório é feito para criar orientações que evitem novos acidentes aéreos.
Últimas Notícias
Com atuação do Governo de Alagoas, Maceió tem a maior redução no preço da cesta básica entre as capitais nordestinas
Projeto Seis & Meia encerra edição 2025 com Zé Ibarra e o arapiraquense Ítallo França
Justiça condena plano de saúde a indenizar paciente por negar cirurgia de emergência, em Alagoas
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Hospital de Emergência do Agreste intensifica ações para captação interna de doação de sangue
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
3º BPM realiza formatura do1º Ciclo de Instruções de Nivelamento Operacional
Black Friday 2025

