Polícia Militar forma 70 subtenentes em mais uma turma do Curso de Habilitação de Oficiais

Por Redação, com Agência Alagoas 10/12/2025 12h12
Por Redação, com Agência Alagoas 10/12/2025 12h12
Polícia Militar forma 70 subtenentes em mais uma turma do Curso de Habilitação de Oficiais
Formatura realizada pela PM - Foto: Wesley Ferreira/Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas promoveu, na tarde dessa terça-feira (9), a solenidade de formatura da turma 2024 do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO). O evento aconteceu no pátio de formatura da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello e celebrou a conquista dos 70 subtenentes qualificados ao oficialato.

A cerimônia teve início com a apresentação da tropa em forma à maior autoridade presente, função ocupada pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim. Em seguida, o pelotão de formandos adentrou o pátio ao som da Banda de Música da PM. Dando continuidade, foi lida a ata de conclusão do CHO, que teve início em novembro de 2024.

A formatura manteve os protocolos tradicionais de homenagens aos veteranos presentes. Os escolhidos foram o ex-comandante-geral da PM e coronel da reserva, Marcos Sampaio, e a coronel da reserva Cláudia. Na sequência, houve o reconhecimento aos esforços intelectuais dos três primeiros colocados, com a entrega de certificados e medalhas. Por fim, a primeira colocada, subtenente Thais Aline, recebeu das mãos do comandante Paulo Amorim a espada prateada, símbolo do oficialato. Os demais formandos receberam o objeto de seus padrinhos.

Falas institucionais

Em seu discurso, o comandante Paulo Amorim destacou a importância da capacitação para o crescimento profissional dos militares.

“Ver esses subtenentes ascenderem ao posto de oficiais é motivo de orgulho para toda a corporação. A formatura do CHO materializa a nossa política de valorização profissional: reconhecer quem dedicou a vida à PM-AL. A sociedade ganha novos líderes que aliam a vivência operacional de anos à nova visão estratégica adquirida. Eles estão prontos para assumir novas responsabilidades no combate à criminalidade”, pontuou.

Já o comandante da Academia de Polícia Militar, coronel Carlos Azevedo, enfatizou a excelência apresentada pela unidade de ensino ao concluir mais um CHO.

“A conclusão deste curso marca uma transformação na vida profissional destes militares. Durante o período na academia, eles foram desafiados a ampliar sua visão sobre gestão pública, direitos humanos e planejamento operacional. Entregamos hoje à sociedade alagoana oficiais habilitados e qualificados, prontos para aplicar o conhecimento técnico com a liderança necessária aos desafios da segurança pública moderna”, frisou o oficial.

Autoridades presentes

O evento foi presidido pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, e contou com a presença do deputado estadual Cabo Bebeto; do subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim; do comandante da Academia de Polícia, coronel Carlos Azevedo; do diretor de logística da PM, coronel Renilson Rodrigues; do presidente da Associação dos Oficiais, coronel da reserva Olegário Paes; da diretora de comunicação social da PM, tenente-coronel Josiene Lima; do diretor de Pessoal da PM, tenente-coronel Phelipe Rogério; do chefe do gabinete do Comando Geral, tenente-coronel Thayronilson Emery; do comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana, tenente-coronel Iraque Agnes; do corregedor-geral da PM, tenente-coronel Lima Neto; do subdiretor de políticas preventivas da PM, tenente-coronel Francelino; do major da PM-RJ Jorge Luis; do representante da Agência de Modernização da Gestão de Processos de Alagoas, Alexandre Medeiros; e da representante da Aliança Comercial, Silvania Ferreira.