Apresentação de ballet encerra programação comemorativa dos 120 anos de Nise da Silveira
A programação em homenagem aos 120 anos de Nise da Silveira será encerrada neste final de semana com o espetáculo “Nise e os Malucos Beleza”, que marca a conclusão do projeto Nise em Cores e Formas. Desde setembro, a iniciativa percorreu diversas cidades de Alagoas unindo arte, saúde mental e inclusão. As apresentações acontecem no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções, nos dias 5, 6 de dezembro (sexta e sábado), às 19h, e no domingo, dia 7 dezembro, 15h no domingo (7). A entrada é gratuita.
Criado em parceria com o Ballet Maria Emília Clark, o espetáculo entrelaça dança, teatro e elementos biográficos para revisitar a trajetória da alagoana que revolucionou a psiquiatria brasileira ao defender o afeto, a liberdade, a arte e a escuta como formas de cuidado para a saúde mental. No palco, o público também acompanha um encontro sensível e simbólico com integrantes do tradicional bloco Maluco Beleza, formado por usuários do Hospital Psiquiátrico Portugal Ramalho.
O ano Nise da SilveiraIdealizado pelo Instituto de Ação e Desenvolvimento para a Cidadania (IADEC), por meio de emenda parlamentar do deputado federal Paulão, e com apoio do Governo de Alagoas e do Ministério da Cultura, o projeto 'Nise em Cores e Formas' foi lançado no início do ano, no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, em solenidade presidida pelo vice-governador Ronaldo Lessa, com grande presença do setor público e da sociedade civil.

Ao longo de 2025, o projeto movimentou vários segmentos, sobretudo profissionais de saúde e de educação, artistas, grupos da sociedade civil, representações municipais e secretarias de governo, projetando, através de diversas ações, o legado da psiquiatra alagoana, referência mundial na humanização do tratamento em saúde mental.
Na área da Educação, a rede estadual de ensino escolheu como tema do ano letivo 2025: “120 anos de Nise da Silveira: um olhar humanizado de Alagoas para o mundo”, tema que guiou o Encontro Estudantil 2025, reunindo estudantes da rede pública para atividades científicas, artísticas e culturais com base no legado de Nise.
Em 16 de setembro, data da Emancipação Política de Alagoas, o Desfile Cívico Estudantil também tece como tema os 120 anos de Nise da Silveira.
No âmbito da saúde mental e inclusão social, o projeto projeto Nise em Cores e Formas realizou oficinas de arte nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), com usuários criando pinturas e produções expressivas. Essas obras compuseram a exposição Exposição Imagens do Inconsciente, realizada em Maceió e em Arapiraca — valorizando a arte-terapia e dando visibilidade aos pacientes, em consonância com os princípios defendidos por Nise.
No conjunto, 2025 se tornou um ano de memória, revalorização e difusão do pensamento de Nise da Silveira, fazendo com que novas gerações conheçam sua história e seu papel transformador — tanto em Alagoas quanto no Brasil.

Para o diretor-geral do projeto, Vinícius Palmeira, encerrar essa jornada com um espetáculo é reafirmar a missão de Nise. “O projeto busca reforçar a importância de olhar para a saúde mental com humanidade, afeto e presença. Ao reunir artistas, usuários do sistema público de saúde mental e profissionais da dança, entre eles a talentosa bailarina Maria Emília Clark, grande referência alagoana, celebramos a visão de Nise sobre essa temática. Encerrar o projeto no palco é honrar sua coragem e lembrar que seu legado permanece vivo em cada gesto e em cada expressão artística que o público verá”, destacou Vinícius.
O espetáculo de ballet que encerra o projeto simboliza o espírito do 'Nise em Cores e Formas', que realizou 80 oficinas de arte, exposições simultâneas, murais em 10 cidades e diversas ações culturais. Agora, sua culminância chega guiada pelo mesmo princípio que norteou a vida de Nise: a crença de que a arte liberta, reconstrói e humaniza.
Serviço
Espetáculo: Nise e os Malucos Beleza – Projeto Nise em Cores e Formas
Local: Teatro Gustavo Leite – Centro de Convenções, Maceió
Datas e horários:
5 de dezembro (sexta): 19h
6 de dezembro (sábado): 19h
7 de dezembro (domingo): 15h
Entrada: Gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria do teatro
Contato: (82) 98827-8419
Últimas Notícias
Dono de ferro-velho e homem suspeito de furtar fios de cobre da Prefeitura de Arapiraca são presos no Manoel Teles
Motorista morre no hospital após colisão frontal em Marechal Deodoro
Mais de 42 mil fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo
Motociclista morre após ser atingido por carro e atropelado por caminhão no Benedito Bentes, em Maceió
Acidente envolvendo van com estudantes e caminhão deixa professora morta e vários feridos
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
3º BPM realiza formatura do1º Ciclo de Instruções de Nivelamento Operacional
Black Friday 2025

