Flamengo vence o Ceará e garante título antecipado do Brasileirão

Por Redação, com Metrópoles 04/12/2025 07h07
Por Redação, com Metrópoles 04/12/2025 07h07
Flamengo vence o Ceará e garante título antecipado do Brasileirão
Flamengo campeão brasileiro - Foto: André Mourão/Lance

É campeão! Quatro dias após o título da Libertadores, o Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro. Com uma vitória por 1 x 0 sobre o Ceará, no Maracanã, o Rubro-Negro garantiu o troféu com uma rodada de antecedência. O gol foi marcado por Samuel Lino, aos 36 minutos do primeiro tempo.

Apesar do resultado magro, o clube carioca dominou a partida e empilhou chances. Entretanto, após martelar o adversário, o ex-jogador do Atlético de Madrid tabelou com Carrascal e marcou o único gol do jogo.

Com o título antecipado, o Flamengo viajará para a Copa Intercontinental, no Catar, no próximo sábado (6/12). O adversário será o Cruz Azul, do México, no dia 10 de dezembro. Para a partida contra o Mirassol, o Rubro-Negro entrará em campo com o sub-20.

Primeiro tempo

Buscando o título antecipado, o Flamengo começou em cima e tentou abrir o placar desde o primeiro minuto. Jorginho chutou ao gol pela primeira vez aos três, mas o goleiro Bruno Ferreira defendeu com facilidade. Carrascal levou perigo, aos nove, após desviar bola cruzada na área. O meia, entretanto, errou o alvo.

Com amplo domínio do jogo, o Rubro-Negro pressionava em busca do primeiro gol. Bruno Henrique e Arrascaeta tentaram finalizar, mas pecaram. Do outro lado, o Ceará tentava sair do campo de defesa, mas sem sucesso. O Vozão levantou duas bolas na área, mas Rossi tirou o perigo.

Aos 26 minutos, Jorginho assustou a torcida do clube visitante. O volante chutou forte, de fora da área, mas a bola foi para fora. Aos poucos, o Flamengo empilhava oportunidades, mas não marcava.

O panorama mudou aos 36. Samuel Lino armou a jogada no campo de ataque e tocou para Carrascal, que serviu o camisa 16. Com um chute cruzado, o ex-Atlético de Madrid abriu o placar.

No final da primeira etapa, o Rubro-Negro quase chegou ao segundo. Após cruzamento de Arrascaeta, Danilo subiu mais alto que os adversários, mas cabeceou para fora.

Segundo tempo

O Flamengo tentou seguir em cima do Ceará para aumentar a vantagem, mas quem teve a primeira chance foi o clube cearense. Fabiano Souza recebeu lançamento de Fernandinho, não conseguiu finalizar forte e a bola foi para fora.

O Rubro-Negro respondeu com Arrascaeta. O melhor jogador da Libertadores chutou de longe e assustou o goleiro Bruno Ferreira.

O Vovô estava disposto a estragar a festa do time carioca. Aos 10, Fernandinho fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área e cruzou na saída de Rossi. Léo Pereira, atento, tirou o perigo.

Samuel Lino e Bruno Henrique tentaram marcar em duas oportunidades. O autor do gol chutou pela linha de fundo, enquanto o camisa 27 parou no arqueiro rival. Aos 21 minutos, Jorginho tentou, mais uma vez, de fora da área, mas chutou por cima da meta adversário.

Conquistando o título brasileiro, o Flamengo se mostrou satisfeito, tirou o pé e passou a administrar o resultado. Mesmo assim, o Rubro-Negro era superior e mantinha o controle do jogo