Diretoria de Inteligência da PM celebra dois anos com homenagens
A Diretoria de Inteligência da Polícia Militar de Alagoas (DINT/PM-AL) promoveu, na tarde desta quinta-feira (27), um evento em comemoração aos dois anos de existência da unidade. A solenidade ocorreu no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), no Centro de Maceió.
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, ressaltou a importância do setor dentro da estrutura da corporação.
“A nossa atividade de Inteligência é extremamente apurada. Com o trabalho deste setor, nós conseguimos alcançar êxito em inúmeras ações. É uma função silenciosa, discreta, de bastidor, mas extremamente importante, senão vital”, pontuou o comandante.
O veterano homenageado na solenidade, com o tradicional rito da continência individual, foi o sargento da reserva remunerada Adalberon Vieira. A cerimônia foi marcada pela entrega de homenagens a policiais que se destacaram nas atividades de analistas, operadores e dirigentes na área da Inteligência.
A atividade sempre esteve presente na PM. Em 1970, por meio da Lei nº 3.116, foi criado o Serviço de Informação (PM/2), que consolidou o trabalho no âmbito do Estado-maior. Por anos, a inteligência operou como 2ª Seção e já contou com inúmeras gerações de profissionais que compreenderam que informação tratada com método orienta decisões e protege vidas.
Com a evolução dos desafios, a então seção foi elevada à diretoria, com o advento do Decreto nº 96.446/2023, que readequou unidades e funções na PM.
À DINT estão, atualmente, subordinados tecnicamente os núcleos de inteligência distribuídos por todo o estado. A centralidade assegura unidade doutrinária, padronização de práticas e coordenação integrada.
As ações são norteadas pela Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (DNISP), com a diretoria exercendo a coordenação técnica do Sistema de Inteligência da Polícia Militar (Sipom). O setor é comandado pelo tenente-coronel Thiago Duarte.
“Ao longo dos dois últimos anos de atividades, a DINT qualificou equipes e aperfeiçoou métodos analíticos, elevando o padrão dos produtos de inteligência, sendo decisiva no planejamento, execução e sucesso de operações, eventos críticos e proteção da tropa e da sociedade, sempre resguardando dados sensíveis e o sigilo”, ressaltou o tenente-coronel Duarte.
Prestigiaram o evento, ainda, o desembargador do TJ/AL, Fábio Ferrário; o corregedor-geral de Justiça de Alagoas, desembargador Celyrio Adamastor; o promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial em Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf), Cyro Blatter; o secretário Executivo de Políticas de Segurança Pública da SSP, coronel Patrick Madeiro; o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira; o subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim; representando o Tribunal de Contas de Alagoas, coronel da reserva remunerada Ivaldo Aguiar, além de oficiais do alto-comando da PM.
Últimas Notícias
Mãe de atriz Mel Maia é encontrada morta aos 53 anos
Vídeo. Prefeitura de Arapiraca realiza solenidade para assinatura de decreto voltado à população em situação de rua
Black Friday 2025
Prefeitura de Arapiraca trocará ingressos da final de Traipu e Atlético Piauiense por alimentos no Ginásio João Paulo II
Diretoria de Inteligência da PM celebra dois anos com homenagens
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Em Arapiraca, Alfredo Gaspar fala sobre desdobramentos da CPMI do INSS
Festival da Consciência Negra em Arapiraca

