Ufal anula reconhecimento de 218 diplomas de mestrado e doutorado emitidos por instituição paraguaia
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) anulou o reconhecimento de 218 diplomas de mestrado e doutorado emitidos pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), sediada no Paraguai. A decisão foi oficializada por meio de portaria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, publicada na edição desta terça-feira (25) do Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com a publicação, análises técnicas e documentais identificaram irregularidades graves que comprometem a autenticidade dos títulos apresentados para reconhecimento. Segundo a universidade, a medida busca preservar a integridade dos processos acadêmicos e a credibilidade institucional da Ufal.
A decisão também leva em conta um ofício enviado pela Polícia Federal à Coordenadoria de Pós-Graduação da universidade, solicitando esclarecimentos sobre o procedimento de reconhecimento dos diplomas oriundos da FICS. No documento, a PF informou que a instituição estrangeira atua de forma irregular no Brasil e não possui registro nos órgãos oficiais do Paraguai, como o Ministério da Educação e Ciências (MEC-PY), o Conselho Nacional de Educação Superior (CONES) e a Agência Nacional de Avaliação e Acreditação da Educação Superior (ANEAES).
A portaria reforça ainda que documentos emitidos por esses órgãos paraguaios comprovam que a FICS está irregular desde 2013, sem autorização para ofertar cursos, exceto licenciatura e mestrado em Relações Internacionais — o que torna “nulos e sem valor oficial” todos os demais títulos concedidos pela instituição.
Outro ponto destacado pela Ufal foi a existência de inconsistências documentais e divergências entre a FICS e o Instituto Superior Interamericano de Ciencias Sociales (ISICS), sugerindo uma possível clonagem institucional, com uso indevido da Lei nº 2972/2006 do Paraguai.
A portaria entrou em vigor na própria terça-feira, data da publicação no DOU.
A lista completa com os nomes dos diplomas anulados pode ser consultada nas páginas 65 e 66 da seção 1 do Diário.
Últimas Notícias
Prefeitura de Marechal Deodoro confirma morte por meningite bacteriana
Seleção Brasileira feminina goleia Itália na Copa do Mundo de Futsal
Tiroteio perto da Casa Branca deixa feridos, diz polícia
Polícia investiga possível agressão a criança autista em Cmei no Graciliano Ramos, em Maceió
Polícia Civil investiga duplo homicídio registrado no bairro Clima Bom, em Maceió
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Em Arapiraca, Alfredo Gaspar fala sobre desdobramentos da CPMI do INSS
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Festival da Consciência Negra em Arapiraca

