Alagoas registra os melhores índices de segurança dos últimos 13 anos
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) segue apresentando os melhores índices de segurança desde 2012. O Estado alcança, em 2025, o melhor desempenho em 13 anos, em meio a uma trajetória de redução consistente da criminalidade e à expectativa de encerrar o ano com menos de mil Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).
De acordo com dados oficiais do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da SSP, os CVLIs acumulados entre janeiro e outubro de 2025 registram queda de 56,02% em comparação ao mesmo período de 2012, quando foram contabilizados 1.840 casos. A redução reflete o fortalecimento da integração entre as forças policiais, o uso crescente de tecnologia e inteligência e os investimentos realizados pelo Governo do Estado.
No acumulado de janeiro a outubro de 2025, Alagoas registrou uma redução de 7,22% em relação ao mesmo período de 2024 e uma queda de 14,32% em comparação a 2022.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou que o resultado é fruto direto da consolidação de um modelo de gestão que alia presença policial, análise de dados e ação integrada.
“Esses resultados mostram que o trabalho planejado e conjunto das forças policiais está transformando a segurança pública de Alagoas. A meta é continuar avançando, protegendo vidas e fortalecendo a confiança da população no Estado”, afirmou o secretário Flávio Saraiva.
Outubro: melhor resultado em 13 anos O mês de outubro de 2025, em particular, consolidou o melhor desempenho dos últimos anos, sendo o melhor mês de outubro em 13 anos. Foram registrados 76 CVLIs em todo o Estado, o que representa uma redução de 3,80% comparado a outubro de 2024. A redução também é notável nas maiores cidades alagoanas. Maceió registrou uma queda de 56,70% no acumulado de janeiro a outubro de 2025, em comparação com 2012. Já Arapiraca registrou uma redução expressiva de 58,59% em relação a 2012.

Levantamento do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) aponta que, ao longo dos 31 dias do mês de outubro, 11 dias não registraram ocorrência de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs em Maceió. O dado evidencia a ampliação de períodos sem registros desse tipo de crime na capital e reforça o impacto das estratégias de policiamento ostensivo, inteligência e monitoramento adotadas na região.
Prisões e apreensões
Entre maio de 2022 e outubro de 2025, foram realizadas 3.615 prisões em cumprimento de mandados judiciais pela Força-Tarefa Integrada da SSP. Somente entre janeiro e outubro de 2025, foram 983 prisões por mandado.

No mesmo período, as forças policiais apreenderam 2.543 kg de drogas e 1.339 armas de fogo, retirando das ruas ferramentas essenciais para o funcionamento das organizações criminosas e reduzindo sua capacidade de atuação.
Redução nos crimes patrimoniais
Além da queda nos homicídios, o Estado também avançou na diminuição dos crimes patrimoniais, que impactam diretamente o cotidiano da população. No acumulado de janeiro a outubro de 2025, em relação ao mesmo período de 2024, os índices apontam:
· 29,4% de redução nos roubos de veículos de passeio;
· 23,0% de queda nos roubos de motocicletas;
· 14,2% a menos nos roubos a transeuntes;
· 5,3% de redução nos roubos a residências.
Esses resultados revelam o efeito direto da presença policial, da ampliação das ações de videomonitoramento e da integração dos sistemas de informação entre as forças.
Feminicídios
No mês de outubro de 2025, Alagoas registrou quatro casos de feminicídios, um a mais que em outubro de 2024, quando foram três ocorrências. Embora o aumento pontual chame a atenção, a SSP destaca que o tema é tratado como prioridade e que o enfrentamento à violência contra a mulher vem sendo ampliado de forma permanente.
O secretário executivo de Políticas de Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro, ressaltou que as ações de proteção têm sido intensificadas.
“É um compromisso da Segurança Pública atuar de forma permanente no fortalecimento de ações e políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher. Com o lançamento da campanha Coragem, foi ampliada a conscientização sobre a importância da denúncia, o que refletiu em um aumento de 19% no número de registros. Seguimos fortalecendo a rede de proteção e ampliando o amparo às mulheres”, destacou Madeiro.
Canais de denúncia
A SSP ressalta a importância dos canais de contato com a população. O 190 da Polícia Militar está disponível para situações de emergência e também pode ser acionado pelo site 190.seguranca.al.gov.br O Disque-Denúncia 181, que garante anonimato e sigilo, pode ser acessado gratuitamente pelo telefone ou em disquedenuncia.seguranca.al.gov.br
Últimas Notícias
Homem é flagrado invadindo chácara durante a madrugada em Girau do Ponciano
Alagoas registra os melhores índices de segurança dos últimos 13 anos
Homem morre após perder controle da moto em estrada que liga Coité a Igaci
Homem ameaça matar esposa com revólver e é contido pelo neto da vítima em Palmeira dos Índios
Anvisa proíbe algumas marcas de canetas emagrecedoras no Brasil; confira a lista!
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Em Arapiraca, Alfredo Gaspar fala sobre desdobramentos da CPMI do INSS
Junqueiro recebe governador para inaugurações

