Condenado à morte ganha perdão horas antes da execução nos Estados Unidos
O governador de Oklahoma (EUA), Kevin Stitt, concedeu clemência ao condenado Tremane Wood, 46 anos, horas antes de sua execução por injeção letal. A pena de morte foi convertida para prisão perpétua sem possibilidade de liberdade. Wood havia sido condenado em 2004 pelo assassinato do trabalhador rural Ronnie Wipf durante um assalto em 2001, caso em que a família da vítima se manifestou contra a execução.
Pouco depois de ser poupado, Wood foi encontrado inconsciente em sua cela e levado ao hospital. As autoridades informaram que ele sofreu um episódio de desidratação e estresse, já que não havia comido ou bebido nada desde a noite anterior, quando acreditava ter feito sua última refeição.
Ao anunciar a clemência, Stitt afirmou que tomou a decisão após uma "revisão completa dos fatos e reflexão em oração". Esta é a segunda vez que o governador concede clemência a um preso no corredor da morte desde que assumiu o cargo em 2019.
A defesa de Wood reconhece sua participação no assalto, mas nega que ele tenha esfaqueado a vítima. O irmão mais velho de Tremane, Zjaiton Wood, assumiu a autoria do assassinato e morreu na prisão em 2019. Os advogados também apontam falhas no julgamento original, alegando que o defensor público da época sofria de dependência química e teve a licença suspensa temporariamente em 2006.
O conselho de perdão e liberdade condicional do estado recomendou clemência por 3 votos a 2, decisão apoiada pela família de Wipf e por Arnold Kleinsasser, sobrevivente do crime. O governador elogiou a postura dos familiares, descrevendo-os como exemplos de perdão e compaixão cristã.
Já o procurador-geral de Oklahoma, Gentner Drummond, criticou a decisão e disse que seu escritório continuará trabalhando para garantir que Wood permaneça preso. O estado realizou duas execuções este ano e quatro em 2024, segundo o Death Penalty Information Center.
Últimas Notícias
Carreta perde o controle e cai em buraco na Marginal do Piauí, em Arapiraca
Empresário arapiraquense desaparece e deixa investidores em alerta por possível golpe milionário
Motos lideram acidentes de trânsito no Brasil e TST busca alterar legislação dos apps
Palmeiras livra Vitor Roque de julgamento no STJD com R$ 80 mil e novo post
Condenado à morte ganha perdão horas antes da execução nos Estados Unidos
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Junqueiro recebe governador para inaugurações
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
MV Representações, representante autorizado do Consórcio Nacional Volkswagen explica as vantagens dessa modalidade

