Polícia Civil deflagra a Operação Infância Noturna em bares e casas noturnas de Maceió

Por Redação com Agência Alagoas 15/11/2025 16h04
Por Redação com Agência Alagoas 15/11/2025 16h04
Polícia Civil deflagra a Operação Infância Noturna em bares e casas noturnas de Maceió
A operação foi deflagrada com base em denúncias anônimas - Foto: Ascom PCAL

A Polícia Civil do Estado de Alagoas (PCAL), por meio da Delegacia de Combate aos Crimes contra Criança e Adolescente (DCCCA), realizou, na noite dessa sexta-feira (14), a Operação Infância Noturna, focada no enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil em bares e casas noturnas de Maceió.

A ação contou com a participação das equipes da DCCCA, da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e de agentes de proteção da 28ª Vara da Infância e Juventude.

A operação foi deflagrada com base em denúncias anônimas recebidas pela DCCCA, pelo MPT e pelo Ministério Público (MP), que relataram situações de risco envolvendo crianças e adolescentes em estabelecimentos comerciais da capital.

Mais de 35 policiais civis participaram da operação, comandada pelas delegadas Talita Aquino e Maíra Balby, titular e adjunta da DCCCA. Durante a ação, foram realizadas vistorias em três estabelecimentos na região do Centro.

Durante a operação, uma adolescente de 17 anos foi identificada em um dos estabelecimentos fiscalizados. Diante da situação, foi lavrado auto de prisão em flagrante contra o proprietário do local, pelo crime de exploração sexual de adolescente, previsto no art. 218-B do Código Penal.

De acordo com a delegada Talita Aquino, o trabalho visa reprimir condutas que expõem crianças e adolescentes a riscos sociais e criminais, promovendo uma atuação proativa do Estado na proteção dos direitos fundamentais da infância e da juventude.

"Nós mobilizamos equipes da Polícia Civil e demais órgãos para fiscalizar denúncias de possíveis casos de aliciamento e exploração sexual de crianças e adolescentes. Também aproveitamos a ação para divulgar e reforçar a proibição da venda de álcool a esse público", destacou a autoridade policial.

Além da abordagem repressiva, a operação também teve caráter preventivo, orientando proprietários e funcionários sobre os riscos e as sanções legais relacionadas a esses crimes.

A Operação Infância Noturna reforça o compromisso da Polícia Civil com a proteção integral de crianças e adolescentes, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990). A atuação integrada demonstra a prioridade do Governo de Alagoas no enfrentamento das violações de direitos de grupos vulneráveis.

A iniciativa também evidencia a importância das denúncias anônimas, essenciais para a prevenção e responsabilização de crimes contra a infância e a adolescência.

“Nosso compromisso é garantir que toda criança e adolescente cresça livre de violência, negligência e exploração. Trabalhamos de forma técnica, humanizada e articulada para proteger a vida e a dignidade dos mais vulneráveis”, afirmou a delegada Maíra Balby, adjunta da DCCCA.