Exposição fotográfica “É Coisa de Preto” exalta a potência da negritude alagoana
A mostra celebra o Mês da Consciência Negra com arte, ancestralidade e representatividade.
Celebrando o Mês da Consciência Negra, a exposição fotográfica “É Coisa de Preto” chega ao Corredor das Artes, no Maceió Shopping (ao lado do cinema), para destacar a força, a beleza e a ancestralidade do povo negro alagoano. Com realização do Maceió 40º e curadoria do cantor e compositor Igbonan Rocha, o espaço está aberto para visitação desde a última terça-feira, 11.
O projeto busca valorizar identidades, trajetórias e expressões que refletem o orgulho e a pluralidade da negritude em Alagoas. Cada imagem convida o público a reconhecer histórias de resistência, fé, cultura e representatividade que formam a base da sociedade do estado.
Com um olhar sensível e cuidadoso, os fotógrafos Flávio Cansação e André Palmeira, do Studio 40º, registraram os participantes em ensaios especialmente produzidos para a exposição. O resultado é um mosaico visual que combina estética, emoção e propósito social, reafirmando que ser negro é sinônimo de poder, sabedoria e protagonismo.
O curador Igbonan Rocha conta que o processo de seleção dos participantes foi guiado pela admiração e pela representatividade. “Quando o Maceió 40º me convidou para a curadoria, comecei a pensar em pretos e pretas que são destaque nas mais variadas áreas da nossa sociedade e comecei a convidá-los. Porém, algumas pessoas eu não conhecia! Vi passando pela rua ou pelo shopping e não tive problema em abordá-las, explicar o projeto e convidá-las. Todas aceitaram! E aí está ‘É Coisa de Preto’, que não tenho dúvidas de que será um sucesso!”, revela.
A escolha do nome “É Coisa de Preto” reflete uma ação estratégica e simbólica do curador, que ressignifica uma expressão historicamente usada de forma pejorativa, transformando-a em celebração da potência e da contribuição negra em todos os espaços.
Mais do que uma exposição, É Coisa de Preto é um manifesto visual. Um convite ao reconhecimento, ao respeito e ao orgulho de uma herança que molda a arte, a cultura e a identidade do povo alagoano.
PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO
O coquetel de lançamento da exposição será realizado na sexta-feira, 14 de novembro, a partir das 19h, em um evento aberto ao público. A noite promete celebrar a arte e a ancestralidade negra com uma programação especial, que inclui declamação de poesia com Isis Florescer, performance de dança de Luh Turbantes e Edu Passos, além de apresentações musicais de Dr. Betinho e Igbonan Rocha. Um encontro que une arte, música e resistência em uma só celebração da negritude alagoana.
SERVIÇO:
Exposição Fotográfica: É Coisa de Preto
Local: Corredor das Artes – Maceió Shopping (ao lado do cinema)
Visitação: a partir de 11 de novembro
Coquetel de lançamento: 14 de novembro, a partir das 19h
Realização: Maceió 40º e Stúdio 40º
Curadoria: Igbonan Rocha
Fotografia: Flávio Cansação e André Palmeira
Apoio: Maceió Shopping, Prefeitura de Maceió, Mercado das Artes 31, Ao Pharmaceutico
Entrada gratuita
Últimas Notícias
Polícia Militar apreende aves silvestres, armas e armadilhas de caça em Porto de Pedras
Prisões crescem 18% em Alagoas e somam 6.234 casos este ano
Motociclista é preso após fuga e colisão com viatura da Rocam em Arapiraca
Homem é flagrado com faca próximo ao Hospital Regional de Arapiraca
Exposição fotográfica “É Coisa de Preto” exalta a potência da negritude alagoana
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
MV Representações, representante autorizado do Consórcio Nacional Volkswagen explica as vantagens dessa modalidade
Junqueiro recebe governador para inaugurações

