Projeto Meros do Brasil destaca preservação marinha no Circuito Penedo
A programação da 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema também abre espaço para a sensibilização ambiental. Ao longo do evento a exposição fotográfica do Projeto Meros do Brasil apresenta imagens inéditas do cotidiano e do ciclo de vida do maior peixe da família das garoupas, o mero (Epinephelus itajara), espécie ameaçada de extinção. A exposição pode ser visitada gratuitamente pelo público em frente ao Cine Penedo.
Com atuação em nove estados e 37 municípios do litoral brasileiro, o Projeto Meros do Brasil é uma iniciativa de conservação marinha que une pesquisa científica, educação ambiental e ações de ensino e formação técnica. “A exposição apresenta um recorte do trabalho que realizamos aqui no estado e em outros pontos do litoral. Reunimos imagens que mostram os meros desde o início da vida, ainda nos manguezais, até os grandes exemplares que vivem em águas profundas”, explica Cláudio Sampaio, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador local do projeto.
Entre os autores das fotografias estão Márcio Lima, Maíra Borgonha e Átila Bertoncini, Aleck Deran, Felipe de São José e o próprio Cláudio Sampaio. As imagens revelam aspectos pouco conhecidos da espécie, como sua presença em áreas estuarinas, a exemplo da Foz do Rio São Francisco, próximo a Penedo, e sua migração para recifes mais profundos com o passar dos anos.
“Recentemente, recebemos a cabeça de um mero com mais de dois metros. Esse material nos ajuda a estudar genética, idade e presença de contaminantes. Cada exemplar contribui com dados essenciais para a ciência”, afirma Sampaio.
A mostra traz ainda um alerta. Devido à destruição dos habitats, pesca predatória e poluição, as populações de meros no Brasil diminuíram mais de 80% nos últimos 65 anos, segundo dados do próprio projeto. O mero é hoje uma das espécies marinhas mais ameaçadas do Atlântico Sul, o que motivou a criação da moratória nacional da pesca, medida pioneira no país e conquistada com apoio direto de pesquisadores, instituições e comunidades costeiras.
Além da exposição fotográfica, o Projeto Meros do Brasil participa do Circuito Penedo de Cinema com a realização do tradicional Barco-Escola, uma atividade de campo educativa voltada a estudantes da região, com foco na preservação do ecossistema do Rio São Francisco. Ela vai acontecer durante a programação da Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, na quarta-feira, 12.
Sobre o Circuito
A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece entre os dias 10 e 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA. E apoio da Mistika, DOT, Fórum dos Festivais, Cardume, Fredyart, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Acompanhe o Circuito também pelas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook: @circuitopenedo.
Últimas Notícias
Denise Stoklos apresenta a leitura de "Um fax para Colombo"
Banco é condenado pela justiça alagoana a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais à cliente
Morre o jornalista e radialista Edvaldo Alves Sarmento, ícone da narração esportiva em Alagoas
Polícia Militar prende jovem flagrado com cocaína, maconha e crack, em Arapiraca
Polícia Civil prende acusado de feminicídio praticado contra ex-companheira em Maceió
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
MV Representações, representante autorizado do Consórcio Nacional Volkswagen explica as vantagens dessa modalidade
Junqueiro recebe governador para inaugurações

