Fung-wong: Filipinas emitem alerta de tempestades mortais por tufão
Com o avanço do tufão Fung-wong, o serviço meteorológico e o governo das Filipinas emitiram alerta sobre ondas de tempestade de até cinco metros, além de ventos destrutivos. O temor é que o tufão, que avança pela costa leste do país vire um supertufão durante o fim de semana, com estragos maiores no domingo (9/11).
O tufão, que se estende por 1,5 mil km, já atinge parte das Filipinas com fortes chuvas e ventos. De acordo com a Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (Pagasa), os ventos devem ser de 150 km/h perto do centro e rajadas de até 185 km/h.
Com base em todos os dados disponíveis pelo departamento de Ciência e Tecnologia, o centro do olho do tufão está a 575 km a leste de Catarman, no norte de Samar. As recomendações são de que moradores de áreas baixas e costeiras evacuem os terrenos mais altos. Todas as atividades marítimas também devem ser interrompidas. Os alertas sobre o supertufão surgem logo após o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., decretar estado de emergência após outro tufão, o Kalmeagi, deixar ao menos 140 mortos e 127 pessoas desaparecidas nas províncias centrais do país.
O tufão afetou quase 2 milhões de filipinos. Ao menos 560 mil moradores foram desalojados, e desses, cerca de 450 mil tiveram que ser levados para abrigos de emergência, de acordo com a Defesa Civil do país.
O fenômeno causou enchentes e desmoronamentos em diversas regiões. A maioria das mortes e desaparecimentos ocorreram na província central de Cebu. Em 30 de setembro, a região já havia sido atingida por um terremoto de magnitude 6,9, que deixou 79 mortos e milhares de desabrigados.
Na ilha de Negros, o tufão provocou o deslizamento de um vulcão, que soterrou casas e provocou ao menos 30 mortes.
Por que as Filipinas são tão atingidas por desastres naturais?
As Filipinas estão localizadas no Círculo de Fogo do Pacífico e no principal cinturão de tufões do mundo. As características geográficas explicam a grande quantidade de desastres naturais.
O país é atingido por cerca de 20 tufões por ano. Além disso, há pelo menos 15 vulcões ativos nas Filipinas.
Últimas Notícias
Segurança leva o programa “SSP nos Municípios” à cidade do Pilar e apresenta serviços à gestão local
Operação da Polícia Militar prende três suspeitos de tráfico de drogas em Rio Largo
Fung-wong: Filipinas emitem alerta de tempestades mortais por tufão
Mais de 96 mil estão inscritos em Alagoas para o Enem a partir de domingo (9)
Homem perde R$ 1 mil em golpe do “falso amigo” em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

