Secom lança livro que reúne a história dos governadores de Alagoas na 11ª Bienal
O estande da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), na 11ª Bienal de Alagoas, recebeu, na noite de quinta-feira (6), o lançamento do livro “Galeria dos Governadores de Alagoas - a história na linha do tempo". A obra conta a história política do estado tendo como fio condutor as gestões dos governantes que ocuparam o comando do Executivo desde a chamada Primeira República, em 1889, até os dias atuais.
Organizado pela Secom/AL, o livro celebra os 136 anos da Proclamação da República. O secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, participou da solenidade e destacou a contribuição histórica da obra.
“O livro é resultado de pesquisa aprofundada sobre a história de cada gestão estadual, abrange 136 anos de governança. Nele, o leitor poderá acompanhar as ações e o percurso dos gestores estaduais, com uma apresentação cuidadosa e pesquisa realizada por historiadores alagoanos de renome. Tenho convicção de que esta obra será uma importante fonte de pesquisa, e que todos se encantarão com ela”, afirmou Palhares.
A publicação foi coordenada pelo professor doutor Edvaldo Francisco do Nascimento e conta com pesquisa e texto dos professores doutores Gian Carlo de Melo Silva, Marcelo Góes Tavares, Amaro Hélio Leite da Silva, e das historiadoras Fabiana Mariano e Tarcyelma Lira.
Presente à solenidade de lançamento, Marcelo Góes afirmou que a obra é essencial para pesquisadores e outras pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre a história política de Alagoas no período republicano.
“Essa obra aponta as realizações dos governos de Alagoas. Ela foi produzida a partir do rigor, do ofício da história, com pesquisa documental no Arquivo Público de Alagoas, no Instituto Histórico, mas também em acervos fora do estado, e escrita por historiadores profissionais”, observou o professor.
O prefácio é assinado pelo jornalista e ex-secretário de Estado da Comunicação Joaldo Cavalcante, que também prestigiou o lançamento. Ele lembrou que o livro foi idealizado pelo governador Paulo Dantas que, com sensibilidade editorial, ao observar a Galeria dos Governadores, instalada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, disse: “Isso dá um belo livro”.
“Assim, nasceu a Galeria dos Governadores: uma obra completa e criteriosa, graças à participação de profissionais, historiadores, e ao cuidadoso processo de pesquisa. Diversas fontes, como arquivos públicos, bibliotecas e outras referências bibliográficas, foram consultadas para compor o conteúdo informativo”, celebrou Joaldo.
Parte da história contada no livro, o vice-governador Ronaldo Lessa – que por dois mandatos conduziu o Executivo Estadual – prestigiou o lançamento da obra.
“O livro, ao narrar a história de Alagoas, um estado com protagonismo político, cumpre um papel fundamental. Ele resgata a memória, muitas vezes fragilizada, e corrige possíveis interpretações superficiais do passado”, pontuou Lessa.
Versão digital
O livro “Galeria dos Governadores de Alagoas - a história na linha do tempo” teve coordenação editorial da jornalista Fátima Almeida, revisão de Tatiana Magalhães, e projeto gráfico de Ronaldo Pontes.
Fátima Almeida informou, durante a solenidade, que em breve a versão digital do livro estará disponível no site da Agência Alagoas, democratizando todo o conteúdo da obra física aos leitores.
Para ela, trabalhar na coordenação editorial “foi um verdadeiro passeio pela história de Alagoas”. A jornalista também destacou a parceria com Ronaldo Pontes.
“A gente procurou fazer a identidade visual em um formato que fosse diferenciado do formato tradicional, um formato maior, do tamanho da grandiosidade dessa obra. As imagens foram tratadas em tom sépia para realçar o valor histórico e estético”, explicou Ronaldo Pontes.
Prestigiaram ainda a solenidade os reitores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo; da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo; o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Maurício Bugarim; e o desembargador Kléver Loureiro, que foi governador interino em 2022, cuja gestão também integra o livro.
Últimas Notícias
Polícia Civil prende dois homens por furto e receptação de celulares em Maceió
PM apreende drogas e arma de fogo em ações em Jaramataia e Colônia Leopoldina
Samyra do Basto prestigia a 11ª Bienal e destaca poder transformador da leitura
Homem é preso em flagrante por agredir esposa em Feira Grande
Para furtar calcinhas, homem invade apartamento de vizinha por quase um ano em MG
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

