Arapiraca inicia Mês da Consciência Negra com palestras, oficinas e atrações culturais em toda cidade

Por Assessoria 06/11/2025 15h03
Por Assessoria 06/11/2025 15h03
Arapiraca inicia Mês da Consciência Negra com palestras, oficinas e atrações culturais em toda cidade
Consciência Negra em Arapiraca - Foto: Assessoria


O mês de novembro é dedicado à Consciência Negra, para relembrar e enaltecer a importância da história, luta e cultura do povo negro no Brasil. Em Arapiraca, diversas atividades acontecerão ao longo do mês em diversos cantos da cidade, com o apoio da Prefeitura de Arapiraca.

Nesta quinta-feira (06), a 43ª Festa em Louvor ao Mestre José da Pinga abre as comemorações com mais uma edição do Café com Ciência, na Fazendinha José da Pinga, um museu a céu aberto que carrega história e tradição. A programação se estende até o domingo (09), com palestras, consagração de Jurema e a celebração em honra ao Mestre José da Pinga, além de apresentações culturais como a banda de pífano.

Arapiraca também é território quilombola, a comunidade remanescente do Carrasco celebra há 17 anos as tradições que ultrapassam gerações e mantém a cultura local viva. O Carrascultura nesta sexta-feira (07) inicia às 7h, com o passeio na Serra Corcunda. Ao longo do dia, a programação conta com palestras, oficinas, artesanato, desfile e Concurso da Negra Mais Bela, além disso, as bandas Brilho da Raça e Quilombo do Brega.

Na Tenda Cultural Mestre Afrísio Acácio, a artista Gabriela Cravícanela traz o seu espetáculo “Mangangá” nesta sexta-feira (07). A partir das 15h, os cantos das destaladeiras de fumo tomam conta do palco conduzido por mulheres musicistas que cantam e tocam a tradição do agreste.

Ao longo do mês, diversos projetos e ações acontecerão em Arapiraca, tendo a culminância no I Festival da Consciência Negra, entre os dias 17 e 21, realizado pela Prefeitura de Arapiraca em parceria com o Sesc Alagoas.