Terremoto de magnitude 6,3 deixa 20 mortos e mais de 500 feridos no Afeganistão
Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu o norte do Afeganistão na madrugada desta segunda-feira (3) e deixou 20 mortos e mais de 500 feridos, segundo o governo talibã. O número de vítimas ainda deve aumentar, segundo autoridades locais.
O tremor ocorreu na região de Mazar-e Sharif, no norte do país, a 28 km de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). A cidade de Mazar-e Sharif, que tem cerca de 523 mil habitantes, foi a mais atingida.
O porta-voz do Ministério da Saúde do Talibã, Sharfat Zaman, afirmou que até a manhã de segunda-feira 20 mortes e 500 feridos haviam sido confirmados, porém o número total de vítimas deve aumentar à medida que as equipes de resgate alcancem vilarejos remotos de Balkh e Aybak, próximos a Mazar-e Sharif, que estão entre os mais afetados pelo tremor.
Equipes militares e de resgate foram enviadas às regiões, segundo a pasta. A Cruz Vermelha também está ajudando no resgate das vítimas, que foram levadas a hospitais locais.
De acordo com o Ministério da Saúde, todos os hospitais da região foram colocados em alerta e as equipes de emergência permanecem em operação. “As equipes de saúde chegaram à área, e os números de mortos e feridos podem aumentar”, afirmou o porta-voz Sharfat Zaman. O USGS emitiu um alerta laranja no sistema PAGER, indicando possibilidade de muitas vítimas e danos generalizados.
Mohammad Rahim, um sobrevivente do distrito de Tashqurghan, perto do epicentro, disse que a terra tremeu violentamente por cerca de 15 segundos. Ele, sua mãe e seu irmão ficaram presos sob escombros, porém foram resgatados. “Quando finalmente conseguimos sair, havia tanta poeira no ar que não conseguíamos ver nada”, contou Rahim à agência de notícias Reuters.
O terremoto também danificou parte do santuário histórico da Mesquita Azul, um dos monumentos mais importantes de Mazar-e Sharif, segundo o porta-voz da província de Balkh, Haji Zaid.
Vídeos publicados nas redes sociais mostraram equipes de resgate retirando corpos e feridos dos escombros, além de destroços de prédios destruídos.
O Afeganistão está localizado em uma das zonas sísmicas mais ativas do planeta, no limite das placas tectônicas Indiana e Eurasiática, o que o torna altamente vulnerável a tremores. Em agosto, um terremoto seguido de fortes tremores secundários no sudeste do país matou mais de 2.200 pessoas e deixou milhares de feridos.
Últimas Notícias
Inmet emite alerta de baixa umidade para municípios do Sertão de Alagoas
Cinco pessoas morrem em acidente em rodovia no interior da Paraíba
PM cumpre mandado de prisão após tentativa de homicídio no interior de Alagoas
Em substituição à JHC, Arthur Lira avalia Davi Davino Filho como candidato ao Governo de Alagoas em 2026
Prisão domiciliar de Collor vira precedente utilizado na defesa de Bolsonaro
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança

