Blogs

Prisão domiciliar de Collor vira precedente utilizado na defesa de Bolsonaro

Por Política em Pauta 03/11/2025 12h12
Por Política em Pauta 03/11/2025 12h12
Prisão domiciliar de Collor vira precedente utilizado na defesa de Bolsonaro
Bolsonaro e Collor - Foto: Reprodução

O nome do ex-presidente e ex-senador por Alagoas, Fernando Collor de Mello, voltou a ganhar destaque no cenário político e jurídico de Brasília neste fim de semana, Condenado em 2023 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso da BR Distribuidora, Collor cumpre atualmente prisão domiciliar, alegando problemas de saúde como doença de Parkinson e transtorno bipolar.

Agora, a situação de Collor está sendo utilizada como precedente pela defesa de Jair Bolsonaro, que busca evitar a transferência do ex-presidente para o Complexo Penitenciário da Papuda. O STF poderá determinar que Bolsonaro cumpra sua pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado e obstrução da posse de Lula, mas a defesa argumenta que ele não teria condições médicas e psicológicas para cumprir pena em um presídio comum.

Segundo apuração do blog de Malu Gaspar, publicada em O Globo, integrantes do governo do Distrito Federal têm mantido contato com ministros do Supremo para alertar sobre os riscos de uma eventual prisão de Bolsonaro na Papuda. O governador Ibaneis Rocha (MDB), aliado do ex-presidente, teme que a medida provoque rebeliões, instabilidade no sistema prisional e repercussões políticas negativas a menos de um ano das eleições de 2026.

O argumento da defesa bolsonarista, reforçado por aliados como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), é que o ex-presidente deve permanecer em casa, sob cuidados médicos, para garantir a preservação de sua saúde física e mental. “O mínimo que pode ser feito é fazer com que ele fique em casa, tratando da sua saúde”, afirmou o parlamentar.

A decisão final sobre a solicitação caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos relacionados aos atos de 8 de janeiro. Foi justamente Moraes quem concedeu a prisão domiciliar a Collor, decisão que agora serve como base para o pedido da defesa de Bolsonaro.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts