João Fonseca é campeão do ATP 500 da Basileia e conquista maior título de um brasileiro desde Guga
João Fonseca não conteve as lágrimas ao erguer o troféu do ATP 500 da Basileia. Neste domingo, o tenista de 19 anos não deu chances para o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 18 do mundo, e venceu por 2 sets a 0 a final do torneio na Suíça - parciais de 6/3 e 6/4. Foi a maior conquista de um brasileiro em chaves masculinas de simples desde o título de Gustavo Kuerten no Masters 1.000 de Cincinnati, em 2001, quando João nem era nascido. A taça da Basileia fez o jovem tenista saltar para a 28ª posição do ranking.
- Eu não sabia que era tão pesado (o troféu). Agradeço minha equipe. Sabemos o esforço que fizemos todos os dias. Fiz a promessa que se vencesse esse torneio eu rasparia o cabelo... Então em breve estarei careca. Foi minha primeira final de 500, espero que não seja a última. Foi um prazer jogar aqui. Foi minha primeira vez, com certeza não vai ser a última. Eu via o Roger Federer jogar aqui, acho que ele ganhou 10 vezes. É louco que em todo lugar que vou tem um brasileiro gritando meu nome. É um prazer representar o Brasil. Obrigado a todos que torceram por mim - disse Fonseca, muito emocionado.
Quinta taça no currículo
O troféu da Basileia é o segundo da carreira de João Fonseca em duas finais na ATP. Em fevereiro, ele foi campeão do ATP 250 de Buenos Aires. Também tem no currículo o ATP Next Generation de 2024, torneio que reúne os melhores jovens tenistas da temporada. Conquistou ainda três títulos de Challenger, sendo dois deles neste ano.
Maior título do Brasil desde Guga
A conquista de João Fonseca é a maior do tênis do Brasil em chaves de simples masculinas desde o título de Gustavo Kuerten no Masters 1.000 de Cincinnati, em agosto de 2021, quando o tenista de 19 anos nem era nascido. João foi o primeiro brasileiro a alcançar uma final de ATP 500 desde que a categoria foi criada, em 2009. Foi também o quinto mais jovem do mundo a disputar uma decisão desse nível, e o segundo mais jovem campeão da Basileia, atrás apenas do americano Jim Courier, campeão de 1989.
Subindo no ranking
Com os 500 pontos da Basileia, João Fonseca soma agora 1.615 pontos. No início do ano, o jovem tenista ocupava o 145º lugar da ATP.
Ainda era promessa do tênis mundial. Dez meses depois, subiu mais de 100 posições, alcançando o 28º posto. É o sexto melhor brasileiro da história entre homens e mulheres.
Próximos passos
Fonseca tinha como meta para este ano terminar no top-40 do mundo. Restando duas semanas para o fim da temporada, são boas as chances de o brasileiro conseguir seu objetivo. A partir de segunda-feira, disputa o Masters 1.000 de Paris e estreia contra o canadense Denis Shapovalov - data e horário do jogo ainda a confirmar.
Freguesia e sina espanhola
A final da Basileia foi a segunda partida entre Fonseca e Fokina, sempre com vitória do brasileiro. Eles duelaram no Masters 1.000 de Cincinnati, em quem o espanhol desistiu no segundo set. O número 18 do mundo, que vai subir para o 15º posto na atualização do ranking da segunda-feira, disputou sua quinta final na ATP, sem nenhum título.
Últimas Notícias
Pastor é afastado de igreja após trair esposa em casa de prostituição: 'Adultério e imoralidade sexual'
CRB vira contra o Atlético Goianiense nos acréscimos e segue sonhando com a Série A do Brasileiro
Ator que perdeu tudo e foi parar na rua critica imprensa e recusa abandonar ‘filhos’
Fabinho da Comedoria recebe título de Cidadão Honorário de Arapiraca por indicação do vereador Vavazinho
Criminosos em veículo atiram diversas vezes e matam homem em via pública em Maceió
Vídeos mais vistos
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Prefeitura de Arapiraca inaugura moderna UBS no bairro Teotônio Vilela

