Hospital de Emergência do Agreste recebe homenagem pelos serviços prestados à educação em saúde

Por Assessoria 24/10/2025 19h07
Por Assessoria 24/10/2025 19h07
Hospital de Emergência do Agreste recebe homenagem pelos serviços prestados à educação em saúde
HEA é homenageado pelo Cproal pelos mais de dez anos de parceria na formação de novos profissionais da saúde - Foto: Assessoria

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, foi homenageado pelo Centro de Ensino Profissionalizante de Alagoas (Ceproal), que completa 30 anos de existência. A homenagem foi entregue à diretora-geral do hospital, a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, em reconhecimento à contribuição do HEA na formação de novos profissionais da saúde nos campi de Arapiraca e Palmeira dos Índios.

Em nome de todos os profissionais do Hospital de Emergência do Agreste, a diretora-geral Bárbara Albuquerque agradeceu o reconhecimento e salientou o compromisso da instituição com a formação dos futuros profissionais da saúde. “Recebo esta homenagem em nome de todos que fazem este trabalho brilhante de direcionamento dos estagiários. O Hospital de Emergência continuará de portas abertas, contribuindo com a formação dos novos profissionais, utilizando a experiência dos que ajudaram e ajudam a manter a excelência no cuidado com a vida. Essa é uma missão que nos orgulha e nos inspira todos os dias”, afirmou.

A parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesai), e o Ceproal foi formalizada há mais de uma década e consolidou o Hospital de Emergência como um importante campo de estágio para os alunos. Somente o Ceproal envia, por ano, cerca de 180 estagiários para o HEA, entre os cursos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia e Instrumentação Cirúrgica, que é uma especialização do curso técnico em Enfermagem.

Durante o estágio, os estudantes vivenciam a prática profissional em diversos setores, como áreas vermelha e amarela, centro cirúrgico e setor de imagem, sob a orientação das equipes técnicas do hospital.

A diretora-geral do Ceproal Arapiraca e Palmeira dos Índios, Graciene Alves, destacou o papel do HEA como parceiro essencial nesse processo formativo. “O Hospital de Emergência tem contribuído de forma significativa na formação dos nossos alunos, abrindo as portas da instituição e proporcionando uma vivência prática completa em todos os setores. Essa parceria tem um valor imenso para o fortalecimento da educação profissional em saúde”, afirmou a enfermeira.

A coordenadora técnica do Ceproal, a enfermeira Márcia Gleica, reforçou a importância da experiência dentro do hospital para o crescimento dos estudantes. “O estágio aqui é fundamental. Os relatos são sempre positivos, tanto pela qualidade do aprendizado quanto pelo acolhimento das equipes. O que os alunos vivenciam no Hospital de Emergência, eles não encontram em nenhum outro campo de estágio”, disse.

A coordenadora do Setor de Educação e Ensino em Saúde do HEA, a nutricionista Maria Sharlene, destacou que a parceria também gera resultados diretos para os profissionais da instituição. “Essa cooperação tem sido muito positiva. Além de contribuir para a formação de novos técnicos, o Ceproal já ofertou cursos de qualificação exclusivos para servidores do hospital. É uma troca de saberes que fortalece o SUS e valoriza a educação em saúde”, pontuou.