Outubro Rosa: Histórias de superação que emocionam e fortalecem mulheres diagnosticadas

Por Assessoria MPE/AL 21/10/2025 19h07
Por Assessoria MPE/AL 21/10/2025 19h07
Outubro Rosa: Histórias de superação que emocionam e fortalecem mulheres diagnosticadas
Outubro Rosa mulher negra - Foto: Mundo Negro

Perita criminal, mãe, avó, uma mulher de sorriso alargado e que decidiu se cuidar e viver. Neste Outubro Rosa, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) contará, por meio de vídeos, a história de superação de três guerreiras diagnosticadas com o câncer de mama: Ana Márcia, Maria Helena e Paula Maria. Exemplos de superação, elas inspiram outras mulheres que passam ou poderão passar pelo mesmo processo, ressaltando a coragem de enfrentar a doença.

No primeiro vídeo, a personagem é Ana Márcia Nunes que, há 13 anos, recebeu a impactante notícia e tomou decisões importantes e imprescindíveis para seguir , normalmente, a vida até alcançar a cura. Hoje, curada, ela fala com muita fortaleza sobre todo o processo, do diagnóstico, passando pelo tratamento, amparo da família e dos amigos do trabalho.

Em sua voz forte, em seu sorriso aberto, em seu olhar brilhante é possível perceber a alegria de superar os desafios, a sua mensagem é de alerta para os cuidados e iniciativas importantes que toda mulher deve ter antes, com a prevenção, durante o tratamento após ser constatada a doença, e depois para manter o bem-estar e a saúde em dia. É para mostrar que é possível vencer, é possível viver como qualquer pessoa que não foi diagnosticada.

E o Ministério Público de Alagoas, com esses depoimentos, quer resumir a iniciativa em uma frase: o futuro depende exclusivamente de você. Por isso, cuide-se.