Novo coordenador médico do Samu Alagoas assume cargo com foco na eficiência dos serviços

Por Redação com Agência Alagoas 21/10/2025 09h09
Por Redação com Agência Alagoas 21/10/2025 09h09
Novo coordenador médico do Samu Alagoas assume cargo com foco na eficiência dos serviços
Evento de posse oficial do novo coordenador médico do Samu Alagoas, Maxwell Padilha Vilaça. - Foto: Arnaldo Santtos / Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Alagoas discutiu, na segunda-feira, a prestação de um serviço de excelência no atendimento pré-hospitalar à população, com a posse oficial do novo coordenador médico, Maxwell Padilha Vilaça. A apresentação ocorreu no auditório do Núcleo de Educação Permanente (Nep), reunindo a maioria dos médicos que atuam na instituição.

A coordenadora-geral do Samu, enfermeira Beatriz Santana, deu as boas-vindas ao novo gestor e reforçou a importância do compromisso coletivo com a missão do serviço: salvar vidas. “A coordenação médica é um pilar fundamental para a qualidade dos atendimentos que prestamos diariamente à população alagoana”, afirmou.

Em seu primeiro pronunciamento no cargo, Maxwell Padilha Vilaça destacou a responsabilidade e o orgulho de retornar à coordenação médica — função que já exerceu em dois mandatos anteriores. “Estou à disposição de todos os colegas médicos para ouvir, dialogar e buscar soluções para qualquer dificuldade que possa surgir no serviço”, declarou.

Com 18 anos de atuação como médico socorrista e intervencionista do Samu, além de cirurgião geral do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital Memorial Arthur Ramos, Maxwell enfatizou a necessidade de união e colaboração entre os profissionais. “Só com empenho coletivo conseguiremos manter — e elevar ainda mais — o padrão de eficiência e eficácia que já tem o Samu de Alagoas”, afirmou.

Durante a reunião, foram discutidos protocolos de atendimento, estratégias para otimizar o uso das viaturas — incluindo motolâncias, Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA-UTI Móvel) — e a integração com a Central de Regulação das Urgências (CRU), que atua em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.

Maxwell reforçou ainda o compromisso com a comunicação assertiva entre equipes e a busca por tornar o Samu de Alagoas referência no Nordeste. “Nosso objetivo é claro: salvar vidas. E para isso, não medirei esforços, junto à Coordenação Geral e demais coordenações, para garantir atendimentos cada vez mais ágeis, seguros e humanizados”, finalizou.