Seduc e Polícia Militar divulgam edital de processo seletivo para o Colégio Tiradentes em 2026

Por Assessoria 20/10/2025 13h01
Por Assessoria 20/10/2025 13h01
Seduc e Polícia Militar divulgam edital de processo seletivo para o Colégio Tiradentes em 2026
Processo Seletivo - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) e a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) publicaram no Diário Oficial do Estado (DOE-AL) desta segunda-feira (20) o Edital nº E:014/2025/SEDUC, que regulamenta o processo seletivo de admissão de estudantes no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas (CTPM-AL) para o 6º ano do Ensino Fundamental, referente ao ano letivo de 2026.



O processo será conduzido pela Seduc em parceria com o Colégio Tiradentes, com o objetivo de garantir transparência e organização em todas as etapas. As provas serão realizadas em Maceió, para a Unidade Capital, e em Arapiraca, para a Unidade Agreste. O certame oferece 245 vagas ao todo, sendo 140 para a Unidade Capital e 105 para a Unidade Agreste. As vagas estão distribuídas em três grupos:



75% destinadas a estudantes oriundos da Rede Pública;



20% para filhos de militares;



5% para alunos da rede particular de ensino.



Para concorrer às vagas da Rede Pública, o estudante deve ter cursado obrigatoriamente o 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em escola pública. O ingresso é restrito a alunos que concluíram o 5º ano em 2025, sendo vedada a matrícula de quem já tenha cursado o 6º ano.







Inscrições



As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, entre os dias 3 e 12 de novembro de 2025, no site http://selecao.educacao.al.gov.br. A inscrição deve ser feita pelo responsável legal do candidato, utilizando os dados do estudante. Em caso de erro no cadastro, o responsável poderá refazer a inscrição dentro do prazo, sendo a anterior automaticamente anulada. Após o encerramento do período, não serão aceitas alterações.



Candidatos que necessitem de atendimento especial durante a prova devem informar essa condição no momento da inscrição, anexando os documentos comprobatórios exigidos. A lista de inscritos e dos candidatos com atendimento especial será publicada em 17 de novembro de 2025.



Sobre as provas



As provas serão aplicadas no dia 14 de dezembro de 2025, simultaneamente em Maceió e Arapiraca. O exame contará com 40 questões objetivas, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática, todas com quatro alternativas e apenas uma correta. O candidato deverá levar caneta esferográfica azul ou preta, feita de material transparente, e documento oficial de identificação com foto (RG).



Os portões serão abertos às 7h e fechados às 8h, com início das provas às 8h30. O encerramento está previsto para às 11h30, sendo permitida a saída sem o caderno de questões a partir das 10h. Durante a aplicação, o candidato poderá portar garrafa de água e lanche individual. O uso de chapéu, boné, roupas inadequadas, eletrônicos, óculos escuros (sem justificativa médica) e qualquer material não autorizado resultará em desclassificação.



Será considerado habilitado o candidato que obtiver no mínimo 60% de acertos na média geral da prova. Já o candidato classificado para vaga será aquele habilitado que estiver dentro do limite de vagas, respeitando as cotas. Em casos de empate, será considerada a maior nota na prova de Língua Portuguesa ficarão na frente e, caso não haja desempate, a maior idade (dia, mês e ano).







Resultados e matrícula



O gabarito oficial será divulgado em 16 de dezembro de 2025, e os resultados finais, com a lista de aprovados e classificados para as vagas, serão publicados no site da Seduc no dia 16 de janeiro de 2026. Os candidatos classificados deverão realizar a matrícula até o dia 27 de janeiro de 2026 na secretaria escolar da unidade do Colégio Tiradentes para a qual se candidataram. Para efetuar a matrícula, será necessário apresentar:



Original e cópia da certidão de nascimento, RG e CPF do candidato e do responsável;



Comprovante de residência atualizado;



Declaração de conclusão do 5º ano ou histórico escolar assinado e carimbado;



Duas fotos 3x4 recentes;



Declaração médica para atividades físicas;



Cartão de vacina e comprovante de vacinação contra Covid-19;



Para cotistas da Rede Pública, declaração de que cursaram o 3º, 4º e 5º ano em escola pública;



Cópia do cartão do programa Bolsa Família, quando aplicável.



O Edital nº E:014/2025/Seduc está disponível na íntegra no site oficial da Secretaria da Educação: https://www.educacao.al.gov.br/avisos/4595-processo-seletivo-de-admissao-de-estudantes-no-colegio-tiradentes-da-policia-militar-de-alagoas-2



Cronograma



Inscrições on-line: 03 a 12/11/2025



Divulgação da lista de inscritos: 17/11/2025



Recurso das inscrições: 18 a 19/11/2025



Homologação das inscrições: até 28/11/2025



Realização da prova: 14/12/2025



Divulgação do gabarito: 16/12/2025



Recurso das provas: 17/12/2025



Resultado final: 16/01/2026



Matrículas dos classificados: até 27/01/2026