MPF denuncia Braskem e 15 pessoas por crimes ambientais e exploração irregular de sal-gema em Maceió

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou, nesta sexta-feira, 17, uma denúncia criminal à Justiça Federal contra a petroquímica Braskem e outras 15 pessoas físicas por crimes relacionados à exploração de sal-gema em Maceió (AL). O documento, que possui 390 páginas e cerca de 7.500 páginas de anexos, descreve uma série de condutas que teriam resultado em graves danos ambientais e patrimoniais.
De acordo com o MPF, os denunciados são acusados de cometer crime ambiental de poluição qualificada, que tornou uma extensa área da capital alagoana imprópria para ocupação humana — uma referência direta aos afundamentos de solo que atingiram bairros inteiros de Maceió. Além disso, foram apontadas infrações como a apresentação de estudo ambiental falso ou enganoso, a exploração de bens pertencentes à União sem autorização, e dano qualificado ao patrimônio público.
A denúncia também inclui acusações de falsidade ideológica, concessão irregular de licença ambiental e crimes funcionais contra a administração ambiental, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), na Lei de Crimes contra a Ordem Econômica (Lei nº 8.176/91) e no Código Penal.
O MPF pediu ainda o levantamento do sigilo processual e a juntada de novos documentos ao processo. Entretanto, enquanto o sigilo permanecer em vigor, o órgão informou que não divulgará o conteúdo integral da denúncia nem os detalhes do Inquérito Policial.
Por se tratar de uma denúncia criminal, o próximo passo cabe à Justiça Federal, que deverá decidir se aceita a peça acusatória e dá prosseguimento ao processo contra a Braskem e os demais envolvidos.
Últimas Notícias

Alexandre de Moraes pede explicações à defesa de Collor após ele passar 36 horas com tornozeleira desligada

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

MPF denuncia Braskem e 15 pessoas por crimes ambientais e exploração irregular de sal-gema em Maceió

Deputado Lelo Maia se envolve em confusão com agentes do DMTT em Maceió

Colisão entre ambulância e carro deixa paciente morto na AL-105, em Matriz do Camaragibe
Vídeos mais vistos

Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
