Hamburgueria é interditada pela Vigilância Sanitária por condições insalubres, em Maceió

Por Redação com Assessoria Vigilância Sanitária Maceió 17/10/2025 19h07
Por Redação com Assessoria Vigilância Sanitária Maceió 17/10/2025 19h07
Hamburgueria é interditada pela Vigilância Sanitária por condições insalubres, em Maceió
Hamburgueria é interditada pela Vigilância Sanitária em Maceió por condições insalubres - Foto: Assessoria

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou, ontem, quinta-feira, 16, uma hamburgueria localizada no bairro Petrópolis após constatar diversas irregularidades que configuram descumprimento das normas sanitárias. A ação faz parte das fiscalizações de rotina realizadas pelo órgão para garantir a segurança alimentar e a saúde da população.

De acordo com o chefe especial da Visa de Maceió, Airton Santos, o estabelecimento apresentava condições insalubres e de alto risco sanitário. Durante a inspeção, a equipe encontrou esgoto a céu aberto na área de manipulação de alimentos, o que caracteriza uma grave violação das boas práticas sanitárias exigidas pela legislação vigente.

Os fiscais também constataram a ausência do certificado de controle de pragas e encontraram indícios da presença de baratas no local. Além disso, equipamentos e utensílios estavam fora dos padrões recomendados para o preparo e armazenamento de alimentos, reforçando a necessidade imediata de interdição.

A hamburgueria foi autuada e terá um prazo de 90 dias para corrigir todas as irregularidades e solicitar a desinterdição. Caso não se adeque, os proprietários poderão responder a processo administrativo, com multa que varia de R$ 180 a R$ 38 mil, valor que pode ser ampliado em caso de reincidência.

“Diante das condições graves de risco sanitário no estabelecimento, não havia outra alternativa para a equipe de fiscalização, além de fazer a interdição. Agora, o proprietário terá um prazo para realizar as adequações necessárias e retomar seu atendimento em conformidade com as normas sanitárias”, destacou Airton Santos.