IFAL de Palmeira dos Índios divulga nota sobre caso de intolerância religiosa

Por Redação com agências 14/10/2025 14h02
Por Redação com agências 14/10/2025 14h02
IFAL de Palmeira dos Índios divulga nota sobre caso de intolerância religiosa
Ifal Palmeira dos Índios - Foto: Reprodução

O Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Palmeira dos Índios – divulgou, nesta segunda-feira (14), uma nota oficial em resposta à polêmica envolvendo um vídeo que circula nas redes sociais e que aborda questões relacionadas à simbologia religiosa e à convivência escolar.

Na publicação, a Direção de Ensino afirmou que acompanha o caso com “responsabilidade e seriedade” e reiterou o compromisso da instituição com o respeito à diversidade, à liberdade de expressão e à convivência plural.


“A Direção de Ensino, atenta aos recentes acontecimentos — especialmente ao vídeo envolvendo simbologia religiosa e convivência escolar —, vem se posicionar com responsabilidade e seriedade”, diz o início da nota.

O texto reforça ainda que o fato não tem relação com o Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGEDIS) e destaca que as ações do núcleo seguem pautadas “pela inclusão e pelo diálogo”.

“O IFAL é uma instituição pública, laica e democrática, comprometida com a educação científica, técnica e humanística”, afirma o comunicado.

Entre as medidas anunciadas pela direção estão:

a análise do caso com direito à ampla defesa;

a realização de ações educativas e rodas de conversa sobre ética, cidadania e diversidade religiosa;

e o fortalecimento dos canais de escuta e diálogo institucional.

A direção conclui a nota afirmando que as respostas da instituição sempre serão baseadas na educação, no diálogo e na legalidade. “Seguimos juntos na construção de um ambiente respeitoso, plural e acolhedor”, finaliza o texto.