PF cumpre mandados em Arapiraca e outras duas cidades contra quadrilha que manipulava benefícios do INSS

A Polícia Federal em Alagoas, com o apoio do Núcleo de Inteligência da Previdência Social (NUINP), deflagrou hoje a Operação "ÁTROPOS", visando desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar o sistema previdenciário e lavar dinheiro.
Para desarticular o esquema, a Polícia Federal cumpre hoje mandados de busca e apreensão nas cidades de Coruripe/AL, Porto Real do Colégio/AL e Arapiraca/AL.
Em Arapiraca, ainda foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência em desfavor de indivíduo que mantinha animais silvestres em cativeiro sem autorização.
As ordens judiciais requeridas pela PF e expedidas pela 4ª Vara da Justiça Federal de Alagoas, autorizaram a quebra de sigilo bancário de oito investigados, a execução de sete mandados de busca e apreensão, e o afastamento cautelar de um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A organização criminosa atuava de forma sofisticada, tendo como figura central um servidor do INSS. Ele é suspeito de manipular o sistema da Previdência Social para conceder benefícios previamente indeferidos ou cancelados, alterar a data de entrada do requerimento, gerar pagamentos retroativos substanciais e cadastrar advogados como procuradores sem a documentação comprobatória necessária, facilitando o saque de valores.
O prejuízo estimado à Previdência Social causado pela organização criminosa, até o momento, é de aproximadamente R$ 1.090.895,36 (um milhão, noventa mil, oitocentos e noventa e cinco reais e trinta e seis centavos). Este valor representa uma estimativa mínima, considerando apenas os pagamentos já identificados como suspeitos. O prejuízo real pode ser consideravelmente maior, uma vez que alguns benefícios fraudulentos ainda podem estar gerando pagamentos mensais.
Foi decretada ainda a quebra do sigilo bancário de oito investigados. O servidor do INSS, figura central do esquema criminoso, foi também afastado cautelarmente de suas funções para impedir a continuidade das fraudes e garantir a integridade da investigação.
Últimas Notícias

'No dia que começarem a falsificar Coca-Cola, vou me preocupar', diz Tarcísio sobre intoxicações por metanol em SP

Homem é encontrado morto na zona rural de Água Branca

Homem é preso no DF após ficar 12 anos foragido por assassinato em boate de Maceió

Com transmissão ao vivo, Copa Rainha Marta Nordeste promove sorteio dos grupos da competição

Arapiraca é destaque nacional em acesso à educação e lidera ranking em Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

62 anos de Emancipação Política de Coité do Nóia

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Inauguração do Supermercado São Luiz no bairro Massaranduba
