“Veneno Invisível”: Metanol em bebidas pode levar à cegueira irreversível e até à morte; entenda

O consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, um álcool usado em combustíveis e produtos industriais, vem causando um alerta nacional. Segundo o Ministério da Saúde, quase 60 casos suspeitos de intoxicação já foram notificados em São Paulo, Pernambuco e no Distrito Federal. Um óbito foi confirmado em São Paulo e outros sete estão sob investigação.
Por que o metanol cega?
De acordo com Diego Rissi, perito legista e toxicologista da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro e doutorando em Saúde Pública pela Fiocruz, o grande vilão é o ácido fórmico, subproduto altamente tóxico formado quando o metanol é metabolizado pelo fígado.Esse ácido tem ação seletiva sobre o nervo óptico — estrutura que conecta a retina ao cérebro, como um “cabo” responsável por transmitir todos os sinais visuais. O resultado é devastador: visão borrada e brilhante nas primeiras horas, que pode evoluir para cegueira completa. O quadro é conhecido como neuropatia óptica induzida por metanol.
Por que não existe transplante para recuperar a visão?
Enquanto os transplantes de córnea são possíveis — já que essa é a parte frontal e transparente do olho — o nervo óptico não pode ser substituído nem regenerado. Isso significa que os danos causados pelo metanol são, em grande parte, irreversíveis.
O que acontece no organismo?
O ácido fórmico se liga à enzima citocromo c oxidase, responsável por gerar energia para as células. Com essa função bloqueada, as células do nervo óptico perdem suas atividades metabólicas e morrem. O composto também provoca estresse oxidativo e desequilibra gravemente o pH do sangue, tornando-o mais ácido e inviabilizando reações químicas vitais do corpo. O resultado é destruição total do nervo óptico e, em casos mais graves, a morte.
Sintomas da intoxicação por metanol
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP), os sintomas podem surgir entre 6 e 24 horas após o consumo e incluem:
Visão turva ou embaçada
Fotofobia (sensibilidade à luz)
Pupilas dilatadas
Perda da visão das cores
Consequências e doses fatais
Um estudo publicado na revista Archives of Toxicology mostra que entre 30% e 40% dos sobreviventes de intoxicações graves apresentam algum grau de perda de visão, e muitos ficam cegos permanentemente. Autoridades de saúde alertam que apenas 10 ml de metanol podem causar cegueira, enquanto 30 ml é considerada a dose mínima fatal para um adulto.
Últimas Notícias

Justiça manda empresário acusado de atropelar e matar professora a júri popular em Arapiraca

Ronda no Bairro apreende drogas em Jacarecica e prende motociclista com veículo adulterado

PRF resgata 97 aves vítimas de maus-tratos em ônibus clandestino no interior de Alagoas

Caminhão tomba e motorista fica preso na cabine no interior de Alagoas

Vieira Distribuidor reforça autenticidade das bebidas diante de casos de intoxicação no país
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Inauguração do Supermercado São Luiz no bairro Massaranduba

62 anos de Emancipação Política de Coité do Nóia
