“Veneno Invisível”: Metanol em bebidas pode levar à cegueira irreversível e até à morte; entenda

Por Redação com O Globo 03/10/2025 14h02
Por Redação com O Globo 03/10/2025 14h02
“Veneno Invisível”: Metanol em bebidas pode levar à cegueira irreversível e até à morte; entenda
Consequências do Metanol - Foto: Reprodução/ Freepik

O consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, um álcool usado em combustíveis e produtos industriais, vem causando um alerta nacional. Segundo o Ministério da Saúde, quase 60 casos suspeitos de intoxicação já foram notificados em São Paulo, Pernambuco e no Distrito Federal. Um óbito foi confirmado em São Paulo e outros sete estão sob investigação.

Por que o metanol cega?

De acordo com Diego Rissi, perito legista e toxicologista da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro e doutorando em Saúde Pública pela Fiocruz, o grande vilão é o ácido fórmico, subproduto altamente tóxico formado quando o metanol é metabolizado pelo fígado.Esse ácido tem ação seletiva sobre o nervo óptico — estrutura que conecta a retina ao cérebro, como um “cabo” responsável por transmitir todos os sinais visuais. O resultado é devastador: visão borrada e brilhante nas primeiras horas, que pode evoluir para cegueira completa. O quadro é conhecido como neuropatia óptica induzida por metanol.

Por que não existe transplante para recuperar a visão?

Enquanto os transplantes de córnea são possíveis — já que essa é a parte frontal e transparente do olho — o nervo óptico não pode ser substituído nem regenerado. Isso significa que os danos causados pelo metanol são, em grande parte, irreversíveis.

O que acontece no organismo?

O ácido fórmico se liga à enzima citocromo c oxidase, responsável por gerar energia para as células. Com essa função bloqueada, as células do nervo óptico perdem suas atividades metabólicas e morrem. O composto também provoca estresse oxidativo e desequilibra gravemente o pH do sangue, tornando-o mais ácido e inviabilizando reações químicas vitais do corpo. O resultado é destruição total do nervo óptico e, em casos mais graves, a morte.

Sintomas da intoxicação por metanol

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP), os sintomas podem surgir entre 6 e 24 horas após o consumo e incluem:

Visão turva ou embaçada


Fotofobia (sensibilidade à luz)


Pupilas dilatadas


Perda da visão das cores


Consequências e doses fatais

Um estudo publicado na revista Archives of Toxicology mostra que entre 30% e 40% dos sobreviventes de intoxicações graves apresentam algum grau de perda de visão, e muitos ficam cegos permanentemente. Autoridades de saúde alertam que apenas 10 ml de metanol podem causar cegueira, enquanto 30 ml é considerada a dose mínima fatal para um adulto.