PF cumpre mandados em operação para combater crimes contra a Caixa Econômica em municípios de Alagoas

A Polícia Federal em Alagoas deflagrou, nesta terça-feira, 23/09/2025, a denominada Operação Máscara de Vidro, que investiga possíveis crimes de estelionato majorado contra a Caixa Econômica Federal, falsificação e uso de documentos públicos e privados, lavagem de dinheiro e associação criminosa, ocorridos em cinco agências de municípios alagoanos (Maceió, Santana do Ipanema, Arapiraca, Porto Calvo e Olho D'água das Flores).
Durante as investigações ficou comprovado que os suspeitos utilizaram falsos documentos de identidade para abrirem 12 (doze) contas em agências da Caixa Econômica Federal, a partir das quais contrataram cartões de crédito, obtiveram empréstimos e utilizaram os limites dos “cheques especiais”, cujos valores eram posteriormente transferidos entre diversas contas, inclusive as contas fraudulentas, visando ocultar a origem ilícita do dinheiro, até chegarem nas contas dos indiciados.
Foram cumpridos 5 (cinco) mandados de prisão preventiva e 4 (mandados de busca e apreensão) nos municípios de Maceió/AL, Atalaia/AL e Boca da Mata/AL, além do sequestro de aproximadamente R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) que foi o proveito ilicitamente obtido pelos indiciados.
Os suspeitos foram indiciados pelos crimes de estelionato majorado contra a Caixa Econômica Federal (art. 171, §3º, do CPB), falsificação de documentos públicos e particulares (art. 297 e 298 do CPB), lavagem de dinheiro (art. 1º, da Lei 9613/98) e associação criminosa (art. 288 do CPB), cujas penas somadas podem chegar a 27 (vinte e sete) anos de prisão.
O nome da Operação (Máscara de Vidro) é uma alusão ao modus operandi empregado para executar a fraude, com a utilização de fotografias dos próprios investigados em documentos de identidade de terceiros, a fim de ludibriar a Caixa Econômica Federal, cujas verdadeiras faces ora foram identificadas.
Últimas Notícias

Pesquisa de universidade brasileira descobre que cera de ouvido pode ajudar a detectar câncer

Operação em Alagoas prende 19 pessoas foragidas por crimes graves

Mulher capturada em SP acobertou estupros sofridos pela filha dos 6 aos 11 anos em Inhapi

Coité do Nóia celebra 62 anos com inauguração de novo Centro de Saúde e programação festiva

Polícia Civil prende homem suspeito de assaltos com exigência de Pix em Maceió
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Inauguração do Supermercado São Luiz no bairro Massaranduba
