Ministério da Saúde lança linha de cuidado para diagnóstico precoce do autismo aos 16 meses das crianças

Profissionais da atenção primária de todo o Brasil vão passar a aplicar rotineiramente o teste de triagem que detecta sinais de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças entre 16 e 30 meses. A medida faz parte da nova linha de cuidado para TEA, lançada na quinta-feira, 18, pelo Ministério da Saúde.
A iniciativa tem como objetivo identificar sinais do autismo já nos primeiros anos de vida, possibilitando que estímulos e intervenções sejam iniciados antes mesmo do fechamento do diagnóstico. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esta é a primeira vez que o governo federal estabelece uma linha de cuidado específica para o TEA.
“O centro dessa política é o esforço para o diagnóstico precoce e o início das intervenções o quanto antes. Não é necessário esperar a conclusão do diagnóstico para começar as ações. Isso tem um impacto muito grande no desenvolvimento e na autonomia dessas crianças”, afirmou Padilha.
Segundo estimativas do governo, 1% da população brasileira vive com TEA. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 71% dessas pessoas apresentam também outras deficiências, reforçando a importância de um cuidado integrado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O teste de triagem M-Chat, que detecta sinais de autismo em crianças pequenas, já está disponível na Caderneta Digital da Criança e no prontuário eletrônico E-SUS. Com a atualização do Guia de Intervenção Precoce, que entrará em consulta pública, famílias e profissionais terão acesso a orientações sobre estímulos e terapias específicas para cada caso.
Outro ponto de destaque é o fortalecimento do Projeto Terapêutico Singular (PTS), que prevê planos de tratamento individualizados, elaborados por equipes multiprofissionais em conjunto com as famílias. A nova linha de cuidado também detalha os fluxos de encaminhamento entre diferentes serviços de saúde, incluindo Centros Especializados em Reabilitação (CER) e unidades de saúde mental, quando necessário.
Últimas Notícias

Polícia prende dois homens com drogas, armas e dinheiro em União dos Palmares

Ministério da Saúde lança linha de cuidado para diagnóstico precoce do autismo aos 16 meses das crianças

Ciclista é encontrado morto após possível atropelamento na AL-101 Sul, na Barra de São Miguel

IA criada em Maceió pode acelerar atendimento de mulheres com câncer de mama pelo SUS

Pouco mais de um mês após retransplante renal, Faustão chega de cadeira de rodas ao casamento da filha
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
